Valinhos
Católicos iniciam tempo de reflexão e ação em defesa do planeta

A Igreja Católica no Brasil inicia nesta quarta-feira de Cinza, dia 5, a Campanha da Fraternidade 2025, um convite à reflexão sobre a crise socioambiental que assola o planeta. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), a campanha busca despertar a consciência para a necessidade de uma conversão ecológica e espiritual, inspirada no exemplo de São Francisco de Assis e na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco.
Em Valinhos, as cinco paróquias – São Sebastião, São Cristóvão, Sant’Ana, São José de Anchieta e Nossa Senhora das Graças – abrem o período da quaresma na quarta-feira de cinzas e consequentemente a Campanha da Fraternidade com as Missas de Distribuição de Cinzas. Na Paróquia de São Sebastião as missas vão acontecer as 7h00, 12h15 e 19 horas. Na Comunidade Santo Antonio a Missa será celebrada às 19 horas. Nas comunidades – Santa Cruz, Nossa Senhora de Fátima, Sagrada Família, Menino Jesus de Praga e Santa Rita de Cássia, haverá celebração da Palavra.
A iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ganha ainda mais relevância em 2025, ano em que o Brasil sediará a COP 30, em Belém (PA), evento que reunirá líderes mundiais para discutir soluções para as mudanças climáticas.
A CF 2025 propõe um diálogo sobre a relação entre fé e cuidado com a criação, convidando os fiéis a ouvirem o “grito dos pobres e da Terra”. O objetivo é promover um processo de conversão integral, que passa pela mudança de hábitos individuais e coletivos, pela defesa dos direitos dos povos tradicionais e pela busca por um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável.
A temática ambiental, que já foi abordada em outras oito edições da Campanha da Fraternidade, ganha agora um novo enfoque, a Ecologia Integral, conceito central no pensamento do Papa Francisco. A proposta é uma visão abrangente da crise ecológica, que reconhece a interconexão entre os problemas sociais e ambientais, e a necessidade de soluções integradas.
A Campanha da Fraternidade 2025 nos convida a repensar nossa relação com o planeta, a reconhecer a beleza e a bondade da criação divina, e a agir em defesa da vida em todas as suas formas. É um chamado à esperança, à conversão e à construção de um futuro mais justo e sustentável para todos.
Mais que isso, a CF 2025 convoca católicos e não católicos a reconhecer a urgência de uma mudança de paradigma e a abraçar a esperança de um futuro mais justo e sustentável. Que este tempo de Quaresma seja um período de conversão, de compromisso e de ação, em defesa da vida e da casa comum que compartilhamos.


