Valinhos

Cartório Eleitoral funciona em horário ampliado até dia 8 de maio

Cartório Eleitoral funciona em sistema de plantão neste final de semana

A Justiça Eleitoral de São Paulo determinou que até 8 de maio – término do prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor – os cartórios e postos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) ficarão de portas abertas em todo o estado para atender quem precisa tirar ou regularizar o título.

Neste fim de semana — sábado, dia 4 e domingo, dia 5 — as unidades estarão de plantão para atender o público das 11h às 17h.  Já nos dias 2, 3, 6, 7 e 8 de maio, o horário será estendido, com funcionamento das 9h às 17h.

Em Valinhos o Cartório Eleitoral está localizado na Rua Cândido Ferreira, 63 – Centro – ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O atendimento será realizado por ordem de chegada, respeitadas as prioridades da fila.

De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE – até o mês de abril Valinhos contabilizava 91.171 aptos à votarem no dia 6 de outubro – número que pode crescer um pouco mais até o dia 8 de maio – quando será encerrado o alistamento eleitoral. Deste total de 10.738 eleitores (11,78%) estão sem biometria.

Os postos da Justiça Eleitoral no Poupatempo funcionam seguindo o calendário de atendimento das unidades em que estão instalados.

Atendimento presencial ou on-line?

Quem vai tirar o documento pela primeira vez ou precisa de alguma regularização e não tem a biometria coletada deve buscar atendimento presencial. Nesta reta final de fechamento do cadastro, somente quem tem a biometria coletada pela Justiça Eleitoral pode solicitar os serviços de forma on-line, na página do TRE-SP.

Documentos exigidos

A eleitora ou o eleitor que for a um dos cartórios do TRE-SP deve levar um documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência recente. O certificado de quitação do serviço militar também é exigido de pessoas do gênero masculino que nasceram em 2005.

A orientação da Justiça Eleitoral é para que as pessoas não deixem para última hora a busca de atendimento, pois poderá haver formação de filas e demora no atendimento. Quem vai tirar o documento pela primeira vez deve buscar atendimento presencial, assim como quem precisa de alguma regularização.

Importante lembrar que quem estiver irregular com a Justiça Eleitoral não poderá, por exemplo, participar de concursos públicos, emitir passaporte e até mesmo participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

SERIÇO

Cartório Eleitoral de Valinhos

Rua Doutor Cândido Ferreira, 63

Centro

 

COMPARTILHE NAS REDES