Valinhos
Caos no trânsito paralisa Valinhos: obras causam transtornos e prejudicam comércio

Obras na Avenida dos Imigrantes e Rua Domingos Tordin causam longas filas e congestionamentos em Valinhos. Prefeitura não informa e não orienta os motoristas
Sexta-feira, dia 13 de dezembro de 2024, 6h50 da manhã e o valinhense que se dirigia ao trabalho ou se deslocava para levar seu filho à escola já se depara com um verdadeiro caos no trânsito da cidade.
A Avenida Gessy Lever, principal via de acesso a região central já estava totalmente congestionada em função das obras que a Prefeitura está fazendo na Avenida dos Imigrantes be Avenida dos Esportes.
Não bastasse isso, motoristas desavisados que precisavam acessar a região do Bom Retiro, foram também pegos de surpresa, pois a Rua Domingos Tordin – principal acesso ao bairro pela região da Vila Santa e Jardim Pinheiros – estava totalmente interditada na altura da ponte do Córrego Bom Jardim para realização de obras – melhor, para refazer obras no asfalto que já haviam sido realizadas meses atrás. Consequência disso: congestionamentos na Rua Orosimbo Maia e nas ruas internas da Vila Santana, pois ao chegar na Rua Domingos Tordin o Motorista era obrigado a a voltar.
No sentido oposto o caos no trânsito também acontecia, pois quem estava querendo vir da região do Bom Retiro para a Vila Santana, Jardim Pinheiros ou Capuava, tinha que optar pela saída da Avenida Paulista – passando pela cancela da linha férrea – e entrando na Rua Antonio Carlos, onde em função das obras na região central tudo está parado.
Nesse caos todo, além do motorista estar sendo prejudicado em relação ao seu tempo de deslocamento em rua que antes tinha fluidez, o comércio está sendo altamente prejudicado, pois tem muita gente evitando ir ao centro da cidade. Os comerciantes estão irritados com a situação, pois na principal data para o comércio, além da cidade não receber nenhum tipo de decoração de Natal, as obras que poderiam ter sido melhor planejadas, estão trazendo grandes prejuízos para os lojistas.
A Secretaria de Mobilidade Urbana sequer sinaliza as regiões corretamente para evitar a surpresa e os Agentes de Trânsito não são vistos nestes locais de gargalo para orientar e agilizar o trânsito. Na quinta-feira, dia 12, a situação não foi diferente ao longo de todo o dia e havia Agentes de Trânsito setorizados na praça Washington Luiz e na Praça Brasil 500 Anos, onde tudo estava normal.


