RMC
Campinas revoga decreto e retoma posse de área que era usada pelo Hospital de Amor

Crédito; PMC/ Divulgação
Continuidade dos atendimentos de média complexidade em oncologia foi definida após acordo entre as partes, com ciência do MPT-15
A Prefeitura de Campinas formalizou a retomada da posse da área e da estrutura que o Hospital de Amor utilizava. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 29 de setembro, por meio de um decreto que revoga o ato de 2016, quando a instituição recebeu autorização para uso do bem público municipal.
A continuidade dos atendimentos de média complexidade em oncologia está garantida para os pacientes do SUS de Campinas. As diretrizes para esta transição foram definidas após um acordo entre a Administração e o hospital, com a ciência do Ministério Público do Trabalho (MPT-15). Portanto, o foco permanece na assistência ininterrupta aos pacientes durante todo o processo.
A partir da primeira quinzena de outubro, a Secretaria de Saúde começará a equipar a unidade. A previsão é que o início gradativo das atividades ocorra até o final do ano.
A estrutura será assumida pela Prefeitura para focar na atenção secundária, ou seja, atendimentos de média complexidade em oncologia. Esta reorganização integra o novo modelo de saúde da cidade, que implementou a setorização da assistência em especialidades desde dezembro de 2024, por meio do Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM).
Foco no Diagnóstico Precoce e Excelência
O serviço de média complexidade inclui ações cruciais de rastreamento e diagnóstico precoce de doenças oncológicas. A meta é identificar tumores em estágios iniciais ou tratar lesões precursoras para, assim, evitar o desenvolvimento do câncer. Dessa forma, o tratamento torna-se mais eficaz e menos invasivo para o paciente.
Esta reestruturação mantém o modelo de excelência que o Hospital de Amor estabeleceu ao longo de sua história, sendo uma referência nacional. A transição acontece com total segurança jurídica e a garantia dos direitos dos pacientes.
Outubro Rosa: A Importância da Prevenção
Como acontece anualmente, o Hospital de Amor participará da campanha Outubro Rosa em Campinas, levando uma carreta de exames de mamografia para a cidade. A campanha conscientiza sobre a importância vital do diagnóstico precoce do câncer de mama. A programação completa está disponível no link: https://campinas.sp.gov.br/noticias/outubro-rosa-cerca-de-2-mil-mamografias-serao-disponibilizadas-gratuitamente-130045.


