RMC
Campinas cresce em número de supermercados em 2024

Com 90 novas lojas inauguradas, cidade ocupa o 3º lugar no ranking estadual de abertura de estabelecimentos do setor
A região de Campinas registrou a abertura líquida de um novo supermercado a cada dez dias em 2024. Ao todo, 90 estabelecimentos foram inaugurados ao longo do ano passado, incluindo supermercados, hipermercados, atacadistas, hortifrutis e lojas de condomínio. Os dados, divulgados nesta semana pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), colocam Campinas na terceira posição entre as 13 regiões paulistas com maior número de inaugurações no setor. Por outro lado, a cidade computou o encerramento de 55 lojas no mesmo período. Com isso, a cidade apurou crescimento de 35 novas lojas no último ano. Média de uma nova loja a cada dez dias.
O levantamento também mostra a força do mercado supermercadista no estado: foram 4.023 novas lojas abertas em São Paulo entre janeiro e dezembro de 2024, reforçando a relevância do setor como motor de investimentos e geração de empregos.
“O avanço do setor supermercadista em Campinas demonstra a força da nossa atividade na geração de emprego, renda e serviços de qualidade. A abertura de novas lojas em ritmo constante mostra que seguimos como um motor relevante para o desenvolvimento regional”, comenta Acácio Maciel, diretor regional de Campinas.
A abertura de novos estabelecimentos também reflete na criação de novos postos de trabalho. Somente no ano passado, os supermercados da região empregaram 1.661 pessoas, número que representa 7,5% das 22 mil vagas abertas em todo o Estado de São Paulo. Atualmente, o segmento supermercadista emprega quase 20 mil pessoas na região de Campinas, sendo 10.269 mulheres e 9.032 homens — o que posiciona a regional como a terceira com maior número de trabalhadores entre as 13 áreas atendidas pela entidade.
Ao todo, o Estado de São Paulo emprega diretamente mais de 689,7 mil pessoas, distribuídas em 26.965 estabelecimentos. Desses, 19% são de grande porte, 16% de médio porte, 48% de pequeno porte e 17% correspondem a microempreendedores individuais (MEIs).
No aspecto econômico, o setor supermercadista paulista movimentou R$ 328 bilhões em 2024, crescimento de 3% em relação ao ano anterior. O valor representa 30,7% do faturamento nacional do setor. Em termos de participação no Produto Interno Bruto (PIB), o segmento correspondeu a 9,3% do PIB estadual e 2,8% do PIB do Brasil. Além disso, foi responsável por 5,1% da arrecadação de ICMS ((Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no Estado de São Paulo.
SOBRE A APAS
Com 53 anos de tradição, a APAS (Associação Paulista de Supermercados) representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo Estado. A Regional Sorocaba abrange e representa estabelecimentos instalados na cidade sede e em outros 70 municípios.


