RMC

Campinas apresenta pesquisa sobre fatores de risco no trânsito

Apresentação de pesquisa será nesta terça-feira, dia 29, durante a Semana do Motociclista

A Emdec e a Setransp divulgam um estudo inédito sobre o trânsito de Campinas nesta terça-feira, 29 de julho. O Observatório Municipal de Trânsito (OMT) apresentará os dados em reunião na sede da Emdec, das 10h às 12h. A imprensa poderá acompanhar.

Em primeiro lugar, a Johns Hopkins University e a Faculdade de Medicina da USP conduziram a pesquisa. A Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e a Vital Strategies apoiaram o estudo. A Emdec, a Setransp e a Prefeitura Municipal também colaboraram.

Assim sendo, a coleta de dados ocorreu entre outubro de 2022 e setembro de 2024. Daniele Mayumi, pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP, apresentará os resultados. Afinal, ela coordena as iniciativas da BIGRS em São Paulo desde 2015. Mayumi possui vasta experiência em pesquisa de prevenção de acidentes e geração de dados para políticas públicas.

Principalmente, o estudo destaca resultados com motociclistas. De fato, eles são o público-alvo da Semana do Motociclista. Essa programação especial iniciou no último domingo, 27 de julho, Dia do Motociclista. A Emdec e a Rota das Bandeiras realizaram uma blitz educativa na Praça Arautos da Paz para abrir o evento. Além disso, a programação segue até 2 de agosto. Inclui esquetes teatrais, blitze educativas, check-up de motos e workshops.

Portanto, na reunião de terça-feira, a Emdec também apresentará o trabalho do OMT. Inclusive, ela mostrará as ações de segurança viária de 2025 e seus resultados até o momento.

Observatório Municipal de Trânsito

Instituído em maio de 2024, para propor e monitorar a realização de políticas públicas de segurança viária, o OMT é composto por representantes de diversos órgãos e entidades, municipais e estaduais. Inclui secretarias municipais, serviços de emergência, hospitais, forças de segurança, concessionárias de rodovias, entre outros.

Serviço

Reunião do Observatório Municipal de Trânsito, divulgação de pesquisa e coletiva de imprensa

Data: Terça-feira, 29 de julho

Horário: 10h às 12h

Local: Sede da Emdec (Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial – Sala de Treinamento.

COMPARTILHE NAS REDES