RMC
Campinas alcançará 50 unidades do Abrigo Amigo

Crédito Rogério Capela
Nova etapa expande área de abrangência para regiões descentralizadas e amplia tecnologia e acessibilidade dos painéis
Mais 37 abrigos com a tecnologia vão se somar aos 13 já existentes, totalizando 50 unidades do Abrigo Amigo, em Campinas, ainda em 2025, com expandindo para regiões descentralizadas. O projeto, da Prefeitura de Campinas, a Eletromidia e a Claro, é oferecer segurança, proteção e acolhimento em tempo real para os usuários do transporte público coletivo .
O primeiro a ser adaptado com a tecnologia nesta nova etapa, e já em pleno funcionamento, foi o abrigo na avenida São José dos Campos, no Jardim Nova Europa, onde ocorreu a cerimônia.
O prefeito Dário Saadi enfatizou a importância da iniciativa.
“Além de ampliar o atendimento do Abrigo Amigo para regiões descentralizadas, esta nova fase traz ganhos em acessibilidade e tecnologia. E reforça o papel de Campinas como cidade referência em tecnologia e que acolhe e protege as mulheres”, destacou o prefeito.
Parcerias
A iniciativa envolve a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp). A nova etapa do projeto não prevê aplicação de recursos públicos e terá como patrocinadora exclusiva a empresa Claro, que investe para garantir a conectividade e disponibilidade das chamadas de vídeo.
Para o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, “por meio dessa parceria com a iniciativa privada, quem ganha é o usuário do transporte público, em segurança e acolhimento, principalmente as mulheres. Nesta nova etapa, escolhemos também pontos fora da área central, com alto fluxo de pessoas, ampliando a abrangência do projeto”.
Alessandra Herrmann, secretária municipal de Políticas para Mulheres, enfatizou que “é um prazer enorme participar dessa iniciativa que envolve tecnologia, empatia e comprometimento social. Ser mulher em Campinas é um privilégio”.
“O Abrigo Amigo é um case de sucesso de parceria público-privada, que só traz benefícios para as nossas mulheres. E representa a união de Estado e município trabalhando juntos, em prol das nossas mulheres”, destacou a secretária de Políticas Públicas para a Mulher do Governo do Estado de São Paulo, Valéria Bolsonaro, que participou da cerimônia.
O diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, José Carlos Angelucci Jr, destacou a parceria com a Claro como decisiva para ampliar o alcance do Abrigo Amigo. “Estamos comprometidos em transformar as cidades em espaços mais eficientes e humanos. Levar conectividade a esse projeto é potencializar seu impacto, oferecendo tecnologia a serviço da vida cotidiana e do bem-estar das pessoas”.
Expansão da tecnologia para áreas descentralizadas
A expansão para regiões descentralizadas da cidade é um dos avanços desta nova etapa. Antes concentrado no centro expandido de Campinas, o projeto Abrigo Amigo agora avança para regiões descentralizadas, como os eixos das avenidas Amoreiras, John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez.
A escolha dos locais para implantação da tecnologia do Abrigo Amigo é feita a partir de critérios técnicos e considera a abrangência estabelecida no contrato de concessão e a relevância comercial do ponto, já que a iniciativa é patrocinada.
Entre os critérios avaliados estão a demanda de embarque no período noturno; a proximidade de equipamentos públicos ou privados, como instituições de ensino, hospitais, ou postos de saúde; e espaçamento das calçadas, de modo a não prejudicar a circulação de pedestres.
Tecnologia LCD é diferencial em Campinas
Campinas está entre as quatro cidades contempladas com a iniciativa, que está presente também em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá (MT). Com a expansão viabilizada pela Claro, também receberão abrigos as cidades de Sorocaba (SP), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA), totalizando oito localidades atendidas até 2027.
Até o momento, Campinas se diferencia das demais cidades ao inovar com a substituição das telas de LED por monitores LCD de 85 polegadas, solução que aprimora a qualidade de imagem e a robustez operacional, reforçando a integração entre acolhimento, segurança e tecnologia no espaço urbano.
Mais acessibilidade nos painéis
Mais acessibilidade e experiência melhorada também no momento de ativar a chamada de vídeo: o sensor na tela foi substituído por um botão lateral, mais intuitivo. Além disso, todos os painéis contam com placas em braile abaixo do botão de acionamento. E a equipe que realiza o atendimento já conta com uma atendente especializada na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), de modo a facilitar a comunicação com pessoas surdas. Nos 13 abrigos que já apresentavam a tecnologia, os painéis digitais (MUPI’s – Mobiliários Urbanos para Informação) serão substituídos e vão incorporar as inovações.
Para reforçar a parceria exclusiva, uma campanha publicitária foi lançada e destaca a expansão do projeto. “Essa parceria representa muito mais do que conectar os abrigos; é sobre viabilizar experiências que tornam a vida nas cidades mais humana, inclusiva e segura”, afirma Ane Lopes, diretora de Marca e Comunicação da Claro.
Como funciona o Abrigo Amigo
Os abrigos contam com painéis digitais adaptados para realizar chamadas, em tempo real. Cada ponto é equipado com internet, câmeras noturnas de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes.
As chamadas conectam o usuário a uma central de atendimento formada por mulheres treinadas para fazer companhia e oferecer acolhimento, além de monitorar o entorno do local da chamada. Quando há sinais de perigo, a atendente aciona imediatamente os serviços de segurança pública ou de saúde.
Abrigo Amigo alcança 1,9 mil chamadas recebidas
Desde o lançamento em Campinas, em setembro de 2023, até o final de setembro deste ano, o Abrigo Amigo alcançou 1,9 mil chamados de companhia remota. Somente em 2025, foram 532 chamados registrados.
A cerimônia que anunciou a expansão também teve a presença do secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires; do gerente territorial da Claro, Sílvio Borges; do diretor da franquia Eletromidia em Campinas, Guilherme Coelho; entre outros representantes da Eletromidia. A Emdec também esteve representada pela chefe de Gabinete, Giselle Normanha Biagi de Godoi; e pelos diretores, de Operações, Luiz Carlos Sardinha; e de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente, Thaís Costa.



