Economia

Brasileiro Paulo Ruiz é nomeado CEO global da Eaton

Executivo assume a liderança da empresa de gestão inteligente de energia, sucedendo Craig Arnold, e foca em nova fase de crescimento e inovação

O Conselho de Administração da empresa de gestão inteligente de energia Eaton (NYSE:ETN) nomeou o brasileiro Paulo Ruiz como diretor executivo da Eaton a partir de 1º de junho. Ele sucede Craig Arnold, que se aposentou em 31 de maio de 2025, após atingir a idade de aposentadoria obrigatória de 65 anos para diretores da Eaton. O Sr. Arnold é presidente do conselho e diretor executivo da Eaton desde junho de 2016.

Além disso, desde 1º de junho de 2025, Gregory R. Page se tornou o presidente não executivo do Conselho de Administração da Eaton.

“Todo o nosso conselho está muito feliz em parabenizar Paulo por sua promoção”, disse Page. “A forte posição da Eaton hoje se deve à cultura voltada para a missão, a direção estratégica e a excelência operacional que definem a empresa. A profunda experiência operacional e a sólida experiência global de Paulo em manufatura o tornam excepcionalmente qualificado para liderar a Eaton na próxima fase de crescimento da empresa.”

“A experiência do Paulo na supervisão de aspectos críticos da transformação do nosso portfólio e no aumento da lucratividade das nossas operações foi crucial para posicionar a nossa empresa rumo a um crescimento sustentado”, disse Arnold. “Tenho orgulho de trabalhar com ele e com a nossa equipe de líderes apaixonados para guiar a Eaton neste ponto de inflexão na longa história da nossa empresa. Tenho plena confiança na capacidade do Paulo de liderar a empresa rumo ao futuro.”

Paulo Ruiz, 49 anos, é presidente e diretor de operações do Setor Industrial desde julho de 2022. Nessa função, Ruiz é responsável pelos negócios de Aeroespacial, Veículos, Mobilidade Elétrica, Filtração e Golf Pride, bem como pelas operações da empresa nas regiões da Ásia-Pacífico, América Central e América do Sul. Anteriormente, Paulo foi presidente da região das Américas da unidade de negócios de Soluções e Serviços de Energia e presidente do Grupo de Hidráulica da empresa. Antes de ingressar na Eaton em 2019, Ruiz ocupou diversos cargos estratégicos na Siemens em todo o mundo, incluindo o de diretor executivo da Dresser–Rand –

A Siemens Business e cargos de operações, comerciais e de engenharia na Fiat.

Ruiz possui mestrado em administração de empresas pela Fundação Dom Cabral, no Brasil, e bacharelado em engenharia elétrica pela FEI, em São Paulo. Ele também concluiu o programa de pós-MBA na Kellogg School of Management da Fundação Dom Cabral e o Programa de Desenvolvimento de Pós-Graduação da Isvor Fiat, em Turim, Itália.

Durante o período de transição, Ruiz continuará supervisionando o Setor Industrial da empresa, e Heath Monesmith permanecerá como líder do Setor Elétrico.

“Juntos, Paulo e Heath trazem uma combinação extraordinária de habilidades e liderança, exatamente o que a Eaton precisa para acelerar nossa transformação na empresa líder mundial em gestão de energia”, disse Arnold. “Temos uma equipe sólida e uma forte liderança, pronta para guiar nossa empresa nos próximos anos.”

Sobre a EATON Corporation

A Eaton é uma empresa de gerenciamento inteligente de energia dedicada a proteger o meio ambiente e a melhorar a qualidade de vida das pessoas no mundo todo. Fabricamos produtos para os mercados de data centers, serviços públicos, industriais, comerciais, de construção de

máquinas, residenciais, aeroespaciais e de mobilidade. Somos guiados pelo nosso compromisso de fazer negócios corretamente, operar de forma sustentável e ajudar nossos clientes a gerenciar a energia – hoje e no futuro. Ao capitalizar as tendências globais de crescimento da electrificação e da digitalização, estamos acelerando a transição do planeta para fontes de energia renováveis, ajudando a resolver os desafios de gestão de energia mais urgentes do mundo e a construir uma sociedade mais sustentável para as pessoas de hoje e para as gerações futuras.

Fundada em 1911, a Eaton tem evoluído continuamente para atender às necessidades em constante mudança e expansão dos nossos stakeholders. Com receitas de quase US$ 25 bilhões em 2024, a empresa atende clientes em mais de 160 países. Para mais informações, visite www.eaton.com. Siga-nos no LinkedIn, Facebook e Instagram.

 

 

 

COMPARTILHE NAS REDES