RMC

Braçadeiras identificam GMs do Guarda Amiga da Mulher e ampliam confiança das atendidas

Crédito Rogério Capela

 

Braçal no fardamento, mini viaturas e novos recursos reforçam o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Sala Lilás também foi revitalizada

 

A Secretaria de Segurança Pública de Campinas entregou na tarde desta quarta-feira, dia 19, novos equipamentos para o Programa Guarda Amiga da Mulher (GAMA). A cerimônia, realizada no saguão do Paço Municipal, contou com a presença do prefeito Dário Saadi e representou mais um avanço para o programa, que acompanha e protege mulheres em situação de violência doméstica.

A partir de agora, os agentes da Guarda Municipal (GM) que integram o GAMA utilizarão braçais em seus uniformes. O acessório, tradicional em forças de segurança, simboliza a especialização dos profissionais, que passaram por treinamento tático e de atualização na Academia da GM. O prefeito Dário Saadi oficializou a entrega ao colocar o primeiro braçal na farda da superintendente do GAMA, Cristina Borin, representando toda a equipe.

O prefeito ressaltou o quanto é importante o apoio que uma mulher recebe quando ela está em uma situação de violência doméstica.

“Quando uma mulher chega na Guarda Municipal, ela tem a Sala Lilás um espaço para dar conforto para ela e para os seus filhos, com todo acolhimento adequado. Também quero parabenizar o trabalho que a GM faz para apoiar as vítimas de violência doméstica e agradecer à Câmara Municipal, que teve a sensibilidade de indicar emendas destinando recursos para que a Sala Lilás do Guarda Amiga da Mulher pudesse ter mais estrutura para dar o atendimento cada vez melhor”, salientou o prefeito. 

Segundo a Comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares, a Sala Lilás é um espaço muito importante no acolhimento às mulheres em situação de violência e os novos equipamentos vão valorizar ainda mais o trabalho das equipes especializadas neste tipo de atendimento. “As mulheres vão até a Sala Lilás buscar ajuda com os seus filhos e, com a nossa brinquedoteca revitalizada, será um espaço para que as crianças se distraiam enquanto suas mães mantêm uma conversa, muitas vezes dolorosa, com nossos agentes”, destacou Lourdes. “Além disso, com o treinamento de atualização operacional, os nossos agentes estão ainda mais capacitados para prestar este atendimento”, completou a Comandante.

Após receber o braçal na farda, a Superintendente do Guarda Amiga da Mulher, Cristina Borin, contou sobre o significado do acessório e a importância do trabalho do GAMA. “Após o treinamento tático de atualização, fomos condecorados com o braçal. E a reestruturação da Sala Lilás veio selar a importância do trabalho no acolhimento às vítimas de violência doméstica, já que é o nosso principal espaço para atender as vítimas”, declarou.

Mini viaturas para acolhimento infantil

Entre os novos recursos, o programa também recebeu três mini viaturas elétricas infantis, personalizadas com o grafismo da GM. Esses carrinhos de brinquedo estarão disponíveis na brinquedoteca da Sala Lilás, na Base Centro da GM, para proporcionar acolhimento às crianças enquanto suas mães recebem atendimento.

A aquisição foi viabilizada por meio de emenda impositiva dos vereadores Débora Palermo e Eduardo Magoga, que também permitiu a compra de novos equipamentos para a Sala Lilás, como fraldário, televisão, mobiliário administrativo e materiais para a versão itinerante da sala, incluindo lona, tenda, backdrop, banner e brinquedos.

O evento contou com a presença do diretor da Academia da GMC, Fagner Pompiani, representando o Secretário de Segurança Pública Christiano Biggi, além da Comandante da GM, Maria de Lourdes Soares, e dos vereadores Débora Palermo e Eduardo Magoga.

 

Sobre o Programa GAMA

Criado em 8 de março de 2016, o Programa Guarda Amiga da Mulher (GAMA) tem como principal missão fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas por meio de visitas periódicas e monitoramento das assistidas. Atualmente, o programa atende 212 mulheres. Somente em 2024, a Guarda Municipal efetuou 27 prisões de agressores que descumpriram essas medidas.

Além disso, o programa conta com a Sala Lilás, um espaço especializado na Base Centro da GM, onde mulheres vítimas de violência doméstica recebem acolhimento, orientação e encaminhamento para a Rede Protetiva do município.

 

Botão SOS GAMA

Desde 2023, o Botão SOS GAMA tem sido um recurso fundamental para mulheres assistidas pelo programa que possuem medida protetiva. Disponibilizado via aplicativo de celular, o botão permite o acionamento imediato da Guarda Municipal em casos de aproximação do agressor. O sistema conta com georreferenciamento e compartilha a localização da vítima em tempo real com a Guarda Municipal. O aplicativo permite o envio de mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos, garantindo um suporte ainda mais eficaz.

O dispositivo já foi acionado 103 vezes, resultando na prisão de 13 agressores.

 

Como solicitar apoio 

Em casos de emergência, ligue 153 (atendimento 24h).

Mulheres que estão em um ciclo de violência doméstica podem procurar ajuda na Sala Lilás, onde serão acolhidas pelas equipes especializadas do GAMA.

Para participar do programa, basta ligar 153 ou procurar a Sala Lilás com uma com medida protetiva de urgência.

COMPARTILHE NAS REDES