Valinhos
Bem Estar Animal tem mais de 50 pets para adoção em Valinhos

Peludinhos que chegam ao Abrigo Municipal foram abandonados ou resgatados e estão saudáveis e liberados para guarda responsável
Se você procura por um pet, considera a adoção como uma opção de garantir um lar para os peludinhos abandonados, e gostaria de adotar um cão ou gato, adulto ou filhote, então pode contar com o serviço municipal de adoção de animais.
A Prefeitura de Valinhos, com a coordenação da Secretaria do Verde e Agricultura, mantém em seu abrigo municipal 24 cães e 22 gatos disponíveis para adoção responsável. E agora acabou de receber mais 5 filhotes de gatinhos resgatados.
De acordo com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, todos os peludinhos que vivem no abrigo municipal estão saudáveis, vermifugados e vacinados, sendo que os adultos estão todos castrados, prontos para adoção imediata e somente para guarda responsável.
São cães e gatos, adultos e filhotes, que chegam ao abrigo após serem abandonados ou maltratados. Também parte deles vem de resgate, como os cinco filhotinhos de gatos, com apenas 40 dias, crias de mãe feral que vive no Jardim Elisa.
“Resgatamos a mãezinha e os filhotes, que continuou amamentando-os aqui. Na sequência a castramos e os bebês, que já estão vermifugados e vacinados, ficam para adoção. Já a mãezinha, por ser feral, teremos de devolvê-la ao meio-ambiente, dentro do programa CED, que consiste na captura, esterilização e devolução, como um método de controle populacional de gatos de vida livre que estamos implementando em Valinhos”, explica a diretora do Bem-Estar, Alesandra Fontanesi.
HISTÓRIAS
Cada pet que entra no abrigo municipal de Valinhos é carinhosamente recepcionado pela equipe do Departamento. Os animais recebem cuidados especiais, são higienizados, medicados se necessário, castrados quando adultos, recebem nomes e todos têm uma história de vida e de sofrimento pelo abandono ou maus-tratos.
É o caso da Artemis, uma mocinha novinha, de 1 ano e meio, encontrada grávida nas ruas, mas que infelizmente perdeu todos os bebês. É amorosa, brincalhona, alegre e aguarda por uma família dedicada, que a mereça. O Ravi também tem esperança de ser escolhido por uma família, é um filhote de 5 meses, de porte pequeno, e muito feliz.
A gata Florzinha, uma frajolinha de 8 meses e meiga, foi encontrada atropelada e passou por um longo processo de recuperação. A Carmem, de cerca de 5 anos, abandonada no bairro Monte Verde, ainda tem esperança de encontrar a família e está abrigada no Bem-Estar. Caso a família não apareça, será também disponibilizada para adoção.
“Incentivamos a adoção dos peludinhos do nosso abrigo municipal, pois quanto mais deles foram adotados, poderemos acolher outros animais em situação de vulnerabilidade. Estamos com a capacidade máximo no abrigo. Em 2024 foram adotados 140 pets. Os interessados podem vir pessoalmente conhece-los para encontrar a alma gêmea de quatro patas”, convida Alesandra.
O abrigo do Bem-Estar fica na Alameda das Mangueiras, 828, Parque Valinhos. Os números de contato são: (19) 97167-7283 (WhatsWapp) ou (19) 3829-2197.


