RMC
Festival de Arte Urbana transforma muros de Sumaré em galeria a céu aberto

Crédito Vivnicius Ferraz
Mais de 400 artistas se inscreveram para participar do Festival. Uma curadoria especializada selecionou 30 artistas, 10 de São Paulo, 10 do interior e 10 de outros estados
A cidade de Sumaré se prepara para um evento de cores e criatividade. Neste fim de semana, nos dias 27 e 28 de setembro, o Festival de Arte Urbana “As Cores e a Cidade” transformará paredes em grandes murais de arte a céu aberto. Com entrada gratuita, o evento acontecerá na Estrada Américo Ribeiro dos Santos e promete uma programação completa para toda a família.
O projeto, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da PPG, tem um objetivo claro: revitalizar a região e aproximar a arte da comunidade. Raquel Klemz, gerente de Comunicação da PPG, destaca a importância da iniciativa:
“Mais do que colorir muros, queremos valorizar a história local, aproximar a comunidade e deixar um legado positivo para Sumaré.”
Programação Cultural para Todos
O público terá dois dias para acompanhar as intervenções artísticas enquanto curte uma programação musical variada. DJs como DJ Binho, DJ Peixoto e DJ Spagnol animarão o ambiente, e o público poderá assistir a apresentações do Grupo M.O.S (Mantendo a Origem Sempre) e Slam Voz e Arte. Além disso, o evento oferece uma área de gastronomia com os food trucks Mister JFood Truck e Pastelaria Mozão.
O festival também se preocupa com a inclusão. O projeto conta com recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição, intérprete de Libras e abafadores de som para pessoas com TEA. Segundo Patrícia Santos, da Renovarte, “nosso compromisso é promover um evento inclusivo, onde todos possam vivenciar a experiência plenamente.”
Arte e Oportunidade
Mais de 400 artistas se inscreveram para participar do Festival. Uma curadoria especializada selecionou 30 artistas, 10 de São Paulo, 10 do interior e 10 de outros estados. Eles receberão cachês de R$ 5 mil cada, um importante incentivo para a valorização da arte urbana.
Além da seleção, o projeto incluiu uma oficina de grafite para 40 alunos da Sociedade Beneficente São Judas Tadeu, que terão um espaço especial para expor suas artes durante o festival.
Para mais informações sobre o evento e para conferir a programação completa, veja a tabela abaixo:
Serviço:
- O quê: Festival de Arte Urbana As Cores e a Cidade
- Quando: 27 e 28 de setembro, das 9h às 17h
- Onde: Estrada Américo Ribeiro dos Santos (em frente à fábrica da PPG) – Distrito de Nova Veneza, Sumaré
- Entrada: Gratuita


