Valinhos
Alterações de trânsito na Avenida Invernada entram em vigor neste sábado, dia 15

Novo retorno na via faz parte da intervenção que tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos em um dos principais pontos de congestionamento da cidade
A Avenida Invernada, uma das vias mais movimentadas de Valinhos, terá importantes mudanças no trânsito a partir da meia-noite deste sábado, dia 15. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, as alterações vão reduzir pela metade o tempo de espera no semáforo localizado no cruzamento com a Rua Campos Salles, aumentando a fluidez do tráfego e diminuindo os congestionamentos que, por anos, geraram transtornos a milhares de motoristas que utilizam a via diariamente.
Um dos principais pontos da intervenção é a implantação de um novo retorno na altura do portão 5 da Unilever, a cerca de 250 metros do cruzamento com a Rua Campos Salles. As obras foram concluídas na última segunda-feira, dia 10 e o local já conta com um novo semáforo para organizar o tráfego e garantir maior fluidez na região.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a abertura no canteiro central foi necessária para viabilizar o novo desenho viário, já que, com as mudanças, as conversões estarão proibidas no trecho entre as ruas Paulo Setúbal e Campos Salles, nos dois sentidos da via. A medida visa eliminar os principais pontos de conflito que há anos provocam lentidão e riscos de retenção no trânsito da Avenida Invernada.

Ainda entre as alterações, um conjunto de semáforos foi instalado na esquina entre as ruas Campos Sales e Paulo Setúbal para organizar o trânsito na região. Já no trecho entre as ruas Padre Manoel da Nóbrega e Paulo Setúbal, a Rua Carlos Gomes passa a ter sentido duplo.
Quem quiser cruzar a Invernada em direção ao São Marcos, portanto, terá duas opções de rota: usar o novo retorno ou descer a Rua Paulo Setúbal, entrar à esquerda na Carlos Gomes e subir pela Campos Salles.
Já para quem sai da Vila Santana sentido Centro, a conversão à esquerda que dava acesso à Paulo Setúbal também será proibida. A alternativa será acessar a Rua Claudino Pereira, pegar a Humberto Frediani à direita e cruzar a Avenida Invernada pela Antônio Salles Pupo.
O secretário de Mobilidade Urbana, João Gaido, explica que a solução adotada é simples, de baixo custo e trará resultados efetivos para o trânsito na região. “Com base em estudos técnicos, implantamos um novo retorno e reorganizamos o entorno, praticamente sem custos para a Prefeitura. São mudanças pontuais, mas que vão tornar o dia a dia dos motoristas que circulam na região muito mais fluido e seguro”, destacou o secretário.
Proibições de estacionamento
Para melhorar a vazão e evitar reflexos na Avenida Invernada, algumas vias do entorno terão proibição de estacionamento. Confira os pontos:
– Ruas Antonio Sales Pupo e Claudino Pereira no trecho entre a Avenida Invernada e Humberto Frediane;
– Rua Humberto Frediane no trecho entre Antonio Sales Pupo e e Claudino Pereira;
– Rua Carlos Gomes no trecho entre a Paulo Setubal e Campos Salles;
– Rua Campos Salles mo trecho entre a Carlos Gomes e Avenida Invernada;
– Avenida Invernada em frente à Faculdade Anhanguera.
Planejamento
O estudo técnico realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana apontou que, com as novas configurações, a qualidade do tráfego na região – que está avaliada em nível E e F de serviço – passará a ter as melhores avaliações de desempenho viário: A e B. Após a implantação, a Secretaria segue com o monitoramento para acompanhar a evolução do projeto.
As obras e adequações estão sendo executadas com recursos e equipes da própria Prefeitura, sem custos adicionais para o município.


