Brasil e Mundo

Tufão Kalmaegi deixa 40 mortos e causa destruição no Vietnã

Casas inundadas na antiga cidade de Hoi An, no Vietnã, na quinta-feira, 30 de outubro de 2025. Foto: Phan Anh Dung/VNA via AP

Fenômeno já provocou inundações em várias regiões e deve atingir a costa com ventos de até 166 km/h

Quarenta pessoas morreram e outras seis estão desaparecidas em decorrência das enchentes e fortes chuvas que atingem o Vietnã com a aproximação do tufão Kalmaegi, informou nesta terça-feira, dia 4, a agência de notícias AFP.

As mudanças meteorológicas provocaram grandes inundações na região central do país nos últimos dias. A previsão é de que o mau tempo continue e que o ciclone atinja a costa vietnamita na madrugada de sexta-feira, 7, com ventos que podem chegar a 166 km/h, segundo o Serviço Meteorológico Nacional.

Imagens divulgadas pela imprensa local mostram casas inundadas na antiga cidade de Hoi An, um dos principais destinos turísticos do Vietnã. Em um dos vídeos, equipes de resgate retiram um garoto arrastado pela correnteza.

O Vietnã enfrenta, em média, dez tufões e tempestades por ano, seja diretamente ou em alto-mar. O Kalmaegi é o 13º fenômeno registrado em 2025. De acordo com autoridades locais, mais de 180 pessoas morreram ou desapareceram neste ano em decorrência de desastres naturais.

Atualmente, o tufão também atinge as Filipinas, onde já deixou cinco mortos e mais de 150 mil pessoas desalojadas, segundo a AFP.

📰 Com informações da Agência France-Presse (AFP).

COMPARTILHE NAS REDES