Brasil e Mundo

STF abrirá credenciamento para acompanhar julgamento de Bolsonaro

Interessados devem preencher formulário eletrônico
Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) abrirá um credenciamento para quem quiser acompanhar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sete de seus aliados. Oito réus do núcleo 1 da trama golpista enfrentarão a Justiça entre os dias 2 e 12 de setembro.

O STF também direciona o credenciamento para advogados dos réus dos outros três núcleos da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que querem seguir o julgamento.

Os interessados precisam preencher um formulário eletrônico e enviá-lo até as 14h da próxima quinta-feira, dia 28. No formulário, o usuário indicará o dia e o horário em que pretende comparecer. Por fim, o cerimonial do STF confirmará a inscrição até 1° de setembro.

Núcleo 1

O julgamento de Bolsonaro será feito pela Primeira Turma, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Os réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Em caso de condenação, as penas podem passar de 30 anos de prisão.

Saiba quem são os réus do núcleo 1: 

Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;

Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;

Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;

Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;

Paulo Sérgio Nogueira (general), ex-ministro da Defesa;

Walter Braga Netto – ex-ministro da Defesa de Bolsonaro e candidato a vice na chapa de 2022.

Mauro Cid (tenente-coronel), ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

COMPARTILHE NAS REDES