Brasil e Mundo
Procon-SP cria Canal de Denúncias e alerta sobre bebidas adulteradas

O Procon-SP criou um atalho em seu site para receber denúncias sobre bebidas suspeitas de adulteração. Foto: Reprodução
Se você identificar uma situação de bebida suspeita – seja ao comprar no mercado ou consumir no local – basta acessar o site www.procon.sp.gov.br e utilizar o atalho para formalizar sua denúncia. De acordo com o Procon, você pode optar por não se identificar ao formalizar a suspeita
O Procon-SP tomou uma atitude importante para proteger o consumidor. A entidade criou um atalho em seu site para receber denúncias sobre bebidas suspeitas de adulteração, oferecendo orientações cruciais para prevenir problemas de saúde ao consumir álcool.
Se você identificar uma situação de bebida suspeita – seja ao comprar no mercado ou consumir no local – basta acessar o site www.procon.sp.gov.br e utilizar o atalho para formalizar sua denúncia. De acordo com o Procon, você pode optar por não se identificar ao formalizar a suspeita.
Não é possível identificar uma bebida adulterada com 100% de precisão sem uma análise laboratorial. Portanto, o Procon-SP reforça que observar algumas características pode te ajudar a prevenir.
Confira as orientações essenciais para os consumidores:
- Local Confiável: Procure estabelecimentos conhecidos ou dos quais você tenha boa referência.
- Preço Suspeito: Desconfie de preços muito baixos. No mínimo, eles podem indicar falhas como sonegação, e no pior, adulteração.
- Detalhes da Embalagem: Observe a apresentação. Lacres ou tampas tortos, rótulos desalinhados ou desgastados, erros de ortografia ou logos com variações, e ausência de informações (CNPJ, endereço, lote) são sinais de alerta.
- Evite Testes Caseiros: Ao notar qualquer diferença, não tente cheirar, provar ou queimar a bebida. Essas práticas não são seguras nem conclusivas.
- Nota Fiscal: Exija sempre a nota fiscal ou comprovação de origem. Este documento é sua garantia em caso de reclamação e ajuda na rastreabilidade do produto.
Sintomas pós-consumo
A adulteração com substâncias como o metanol pode ser extremamente perigosa. Além disso, se você ou alguém próximo consumir uma bebida adulterada, os sintomas podem ser graves.
Fique atento a estes sinais pós-consumo e saiba a quem comunicar a emergência:
- Sintomas de Intoxicação: Visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura ou rebaixamento do nível de consciência podem indicar intoxicação por metanol ou bebida adulterada.
- Busque Ajuda Imediata: Se houver qualquer sintoma suspeito, o consumidor deve procurar urgência médica sem demora.
- Comunique as Autoridades: O Procon recomenda contatar as autoridades competentes. Você pode ligar para o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001) para orientação clínica/tóxica, a Vigilância Sanitária local (municipal ou estadual), a Polícia Civil ou o próprio Procon (órgão de defesa do consumidor).


