Brasil e Mundo

Polícia prende suspeita de envolvimento na morte de ex-delegado

© Ruy Ferraz Fontes/Arquivo pessoa
Ruy Fontes foi executado em Praia Grande (SP), na última segunda-feira, dia 15
Agência Brasil

A Polícia Civil de São Paulo prendeu uma mulher suspeita de envolvimento na morte do ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes. Ele foi executado na última segunda-feira, dia 15, em Praia Grande, no litoral paulista. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a investigada seria a responsável por transportar um fuzil usado na execução.

A mulher de 25 anos teria levado a arma da Baixada Santista para a região do ABC Paulista para entregá-la a um indivíduo ainda não identificado. A Justiça já aceitou o pedido de prisão temporária, e o celular da suspeita foi apreendido para perícia, o que pode ajudar a entender a logística do crime.

O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, falou sobre as possíveis motivações do crime. Ele explicou que a execução pode ter ligação com investigações complexas nas quais Ruy Fontes participou, que culminaram na prisão de grandes líderes do crime organizado. Além disso, a polícia também não descarta que o crime tenha relação com o trabalho atual de Fontes como secretário de administração da Prefeitura de Praia Grande, onde ele era responsável por autorizar contratos.

Em coletiva de imprensa, o secretário da SSP, Guilherme Derrite, classificou o caso como uma questão de honra para a polícia. “Apesar de ele estar aposentado, todos sabemos que ele foi um dos delegados que mais enfrentaram de frente o crime organizado”, disse.

Menos de 24 horas depois do crime, a polícia já havia identificado outros dois envolvidos. Equipes do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e da Seccional de Praia Grande cumpriram oito mandados de busca relacionados a Flávio Henrique Ferreira de Souza e Felipe Avelino da Silva.

Os suspeitos, no entanto, não foram encontrados e agora são considerados foragidos. Por outro lado, itens apreendidos nas buscas foram encaminhados para perícia, e a polícia espera que o material colabore com as investigações para solucionar o caso.

COMPARTILHE NAS REDES