Brasil e Mundo
A morte de um ícone da justiça: Juiz Frank Caprio morre aos 88 Anos nos EUA

O juiz, conhecido por suas decisões compassivas e bom humor no programa “Caught In Providence”, faleceu nos Estados Unidos. Sua popularidade alcançou o Brasil, onde era amado por milhões de fãs
O juiz Frank Caprio, carinhosamente chamado de “o melhor juiz do mundo” por seus admiradores, faleceu nesta quarta-feira, dia 20, nos Estados Unidos.
Ele tinha 88 anos e a causa da morte foi um câncer no pâncreas. Sua família confirmou a notícia do falecimento nas redes sociais, gerando uma onda de comoção global.
Caprio alcançou fama internacional com o programa de televisão “Caught In Providence”, que ele gravava em seu tribunal em Rhode Island.
No programa, ele mostrava decisões judiciais inusitadas e cheias de compaixão e bom humor, cativando uma audiência imensa.
Ele se tornou conhecido por humanizar a justiça. Por exemplo, ele pedia que crianças ajudassem a julgar os pais em algumas audiências e cancelava multas de estudantes do ensino médio com a condição de que prometessem seguir os estudos na faculdade.
Um legado de compaixão e gentileza
Em um comunicado emocionado, a família destacou o legado de Caprio. “Amado por sua compaixão, humildade e crença inabalável na bondade das pessoas, o juiz Caprio tocou a vida de milhões por meio de seu trabalho no tribunal e além dele. Seu carinho, bom humor e gentileza deixaram uma marca eterna em todos que o conheceram”, diz a nota.
A popularidade de Caprio não se limitou aos Estados Unidos. Os brasileiros, em particular, o amavam e sempre enchiam suas redes sociais com mensagens de carinho. Em sua última publicação em vida, muitos brasileiros deixaram comentários de apoio e orações por sua recuperação, mostrando o quanto ele era querido por aqui.
Em homenagem ao juiz, o governador de Rhode Island, Dan McKee, decretou luto estadual. Assim, as bandeiras em prédios públicos do estado serão hasteadas a meio mastro.
“Em nível pessoal, ele foi um amigo que enfrentou sua doença com bravura, e sentirei muita falta dele”, lamentou McKee.
O legado de Frank Caprio, portanto, transcende os tribunais, e as pessoas o lembrarão como um exemplo de humanidade e justiça.


