Brasil e Mundo

G20 Brasil teve a ousadia de colocar demandas dos invisíveis no centro do debate global

O Brasil apostou na diplomacia para chamar o mundo a acelerar transformações em nome daqueles que sempre ficaram para trás. O crescimento econômico global precisa estar alinhado à justiça social. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é o maior legado

Da inclusão de demandas comuns aos países do Sul Global à abertura de espaço para que as pessoas pudessem levar suas realidades aos debates do fórum de cooperação econômica do mundo, a presidência brasileira do G20 foi histórica. O País partiu de um lugar de coragem e ousadia na esperança de que ainda é possível contornar a policrise global. E para isso, os principais líderes do mundo precisam de fato estar comprometidos em ouvir e atender as urgências que parte dos territórios pelo mundo.

Não haverá economia forte e planeta sustentável em contexto de conflitos e guerras, e de lentidão para cumprir os acordos pelo clima e o aprofundamento da fome e da miséria. O Brasil apostou na diplomacia para chamar o mundo a acelerar transformações em nome daqueles que sempre ficaram para trás. Por meio dos esforços empregados neste ano desafiador, demos passos por um outro olhar sobre como o crescimento econômico global precisa estar alinhado à justiça social. Por isso, também, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é o nosso maior legado.

Cobertura histórica

As equipes do G20 Brasil e da Empresa Brasil de Comunicação responderam por uma cobertura histórica. De 1º de dezembro de 2023, quando Brasil assumiu a presidência do fórum até o final da Cúpula dos Líderes, no último 19/11 – e ainda nos desdobramentos e repercussões dos dias que virão. Na aba específica do G20 Brasil, dentro da Agência Gov, encontram-se quase 500 publicações.

Para a cobertura da Cúpula do G20 (18 e 19/11) e do G20 Social (14 a 16). A EBC demonstrou excelência, capacidade técnica e profissionalismo para liderar transmissões em nível internacional e se firmar como emissora parceira do G20. Entre a comunicação do G20 Brasil e a EBC, mais de 300 profissionais estiveram envolvidos na cobertura especial, com geração de imagens, conteúdo jornalístico e transmissões para mais de 200 emissoras de TV, brasileiras estrangeiras.

Participaram dessa produção histórica: Canal Gov, Agência Gov, Rádio Gov, A Voz do Brasil, TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Rádio Nacional, Radioagência Nacional, Radiojornalismo e equipe de redes sociais. Tudo isso sem abrir mão do noticiário geral do Poder Executivo no Paîs – inclusive com equipe do Canal Gov na COP 29, no Azerbaijão, onde Brasil lidera negociações sobre acordos climáticoso.

Nesta última edição do G20 News semanal, o nosso “resumo” é também um balanço, que se despede com os registros da Cúpula de Líderes do G20, que aconteceu nesta semana no Rio de Janeiro. O site do G20 Brasil seguirá em atualização até 30 de novembro, na expectativa do início do mandato de turno da África do Sul. Além de documentos, cobertura noticiosa e audiovisual de toda a presidência brasileira, é possível acessar os conteúdos produzidos por organizações da sociedade civil que nos auxiliaram a explicar o que é o G20 para mais pessoas.

O Brasil agora se prepara para assumir outros dois espaços de cooperação internacional estratégicos: a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que acontecerá em Belém, em 2025; e a presidência do Brics, fórum para auxiliar medidas para o crescimento dos países do Sul Global, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e ampliado por Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia. No horizonte, o desejo de fazer mais e melhor por soluções para os desafios globais.

Agradecemos pela audiência e a companhia. Desejamos sucesso e boa sorte aos sul-africanos.

COMPARTILHE NAS REDES