Brasil e Mundo

EUA lançam operação militar contra narcoterrorismo na América Latina

Operação “Lança do Sul” foi anunciada pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth (à esquerda), e ordenada pelo presidente Donald Trump. Foto: Greg Fiume/Getty Images North America/Getty Images via AFP

O governo dos Estados Unidos anunciou, na quinta-feira, dia 13, o início da operação militar “Southern Spear” (“Lança do Sul”), voltada ao combate ao narcoterrorismo na América Latina. A ação foi ordenada pelo presidente Donald Trump e anunciada pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, em publicação no X.

Hegseth afirmou que a missão busca “remover narcoterroristas do hemisfério” e proteger os EUA das drogas traficadas para o país. Detalhes sobre local, duração e formato da operação não foram divulgados.

Segundo a CBS, militares de alto escalão apresentaram a Trump opções de ações na Venezuela, incluindo ataques terrestres, mas nenhuma decisão final foi tomada. A tensão entre Washington e Caracas cresce há semanas. O secretário de Estado, Marco Rubio, chamou o governo de Nicolás Maduro de “regime ilegítimo” e “organização do narcotráfico”.

A operação ocorre em meio ao reforço da presença militar dos EUA na região: o USS Gerald Ford, maior navio de guerra do mundo, chegou nesta semana à área do Comando Sul, unindo-se a um submarino nuclear, navios e caças.

Apesar de Trump ter afirmado no fim de outubro que não planejava atacar a Venezuela, dias depois declarou acreditar que os dias de Maduro no poder estão “contados”.

Os EUA já realizaram mais de 20 ataques contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas, deixando ao menos 76 mortos.

COMPARTILHE NAS REDES