Brasil e Mundo
Ataque chocante em Nova York deixa quatro mortos

Autoridades investigam motivação e falhas de segurança após homem abrir fogo em Manhattan
Um ataque chocante em um prédio corporativo de luxo na Park Avenue, em Nova York, deixou quatro mortos na última segunda-feira, dia 28, incluindo um policial. As autoridades norte-americanas, lideradas pelo prefeito Eric Adams, confirmaram que o atirador tinha como alvo a sede da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL).
O incidente, que resultou na morte do atirador por suicídio, gerou uma busca intensa por respostas sobre as motivações e as circunstâncias que levaram à tragédia. A polícia e o FBI estão envolvidos na investigação, que revelou detalhes sobre o agressor, o ataque e as vítimas.
Câmeras de segurança registraram o atirador, um homem de 27 anos de Las Vegas, saindo de um carro com um rifle M4. Ele entrou no edifício e, no saguão, baleou o policial Didarul Islam, uma mulher, um segurança e outro homem.
Apesar de ter a sede da NFL no 5º andar como alvo, o atirador, que possuía histórico de problemas de saúde mental, acabou no 33º andar, supostamente por ter usado o conjunto errado de elevadores. Lá, ele matou outra mulher antes de tirar a própria vida com um tiro no peito. No carro do atirador, foram encontrados um estojo de arma, um revólver, carregadores e munição.
Um bilhete de três páginas encontrado com o atirador trouxe à tona uma possível motivação: ele culpava a NFL por uma doença neurodegenerativa, encefalopatia traumática crônica (CTE), que teria contraído jogando futebol americano no ensino médio. A carta criticava duramente a liga, acusando-a de esconder os perigos do esporte em nome do lucro. No bilhete, o atirador pedia desculpas e solicitava que seu cérebro fosse estudado.
Uma das vítimas fatais foi o policial Didarul Islam, de 36 anos, um imigrante de Bangladesh. Ele deixa dois filhos e uma esposa grávida. A comissária de polícia Jessica Tisch lamentou a perda, afirmando que Islam “morreu como viveu: um herói”.
O prédio, localizado em uma das avenidas mais movimentadas de Nova York, abriga diversas empresas de renome, como Blackstone, KPMG e Deutsche Bank, além da NFL. A área fica próxima a pontos turísticos como o Rockefeller Center e a Quinta Avenida.
Fonte: Redação g1, 29/07/2025.
Fonte: CNN Brasil


