Valinhos

Sem previsão de chuva, DAEV reforça necessidade de uso consciente da água

A chegada da primavera e o início das temperaturas mais altas está preocupando o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos – DAEV – uma vez que desde o último final de semana o Centro Controle e Operação – CCO – constatou a continuidade no aumento no consumo de água em todas as regiões do município.

Até esta quarta-feira (30) último dia de setembro o DAEV informa que os reservatórios periféricos – localizados nos bairros – estão dentro dos níveis normais e o sistema dentro da normalidade sem ocorrência de falta de água, entretanto os reservatórios das ETAs 1 e 2, operam com média abaixo do nível de segurança devido ao alto consumo ocasionado pelo isolamento social durante a pandemia do covid-19,  altas temperaturas e da estiagem severa que assola a região, por isso o DAEV reforça em alguns locais os reservatórios operados pela autarquia através de caminhão pipa.

Contudo,  o DAEV lembra que desde o último dia 12 de setembro, Valinhos está em Situação de Emergência Hídrica. Além disso, a falta de chuvas para os próximos dias levou da direção do DAEV intensificar o pedido para que a população use a água de forma consciente e racional.

Já em relação aos mananciais de água bruta, o DAEV informa que está captando 100% do total outorgado do Rio Atibaia, que tem sua água tratada na ETA 2 – Jardim Pinheiros – e atende 53% da população.

A Barragem João Antunes dos Santos Vinhedo está com apenas 2% de reservação e a Barragem Moinho Velho, 25%. O Reservatório Santana do Cuiabano tem índice de 80% de reservação e a Barragem das Figueiras, composta por quatro lagoas, incluindo a do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) e Pq dos Lagos, está com 70%.  Os 21 poços profundos de Valinhos estão sendo utilizados em 70% do volume outorgado.

SEM CHUVA
De acordo com o CEPAGRI/Unicamp, a Região Metropolitana de Campinas – RMC – registrou no começo deste semana temperatura máxima variando entre 35º e 37ºC. A previsão para esta quarta-feira (30) não é diferente, com predomínio de sol, e máxima de 38ºC, o que deve ser repetir na quinta e sexta-feira. 

Ainda segundo o CEPAGRI, até sexta-feira a onda de calor se intensifica, sobretudo com elevação das temperaturas mínimas, que devem ficar na faixa dos 23 a 25ºC, o que agrava a sensação de calorão ao amanhecer. É esperado um alívio dessas condições no final de semana, a passagem de uma frente fria pelo oceano que causará maior nebulosidade, ventos moderados a fortes  – que causarão uma queda nas temperaturas. No entanto, não há previsão de chuvas.

O DAEV informa que não há previsão de racionamento de água no município, mas reitera o pedido para que população use a água com responsabilidade e de maneira consciente, evitando desperdício de qualquer natureza, como banhos demorados, lavar calçadas e carros.

Qualquer problema no abastecimento de água a população pode acionar o telefone 08000. 133839

COMPARTILHE NAS REDES