Valinhos retoma hoje, dia 30, vacinação contra a gripe

Valinhos retoma hoje, dia 30, vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde retoma na manhã desta segunda-feira, dia 30, a vacinação contra a gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBSs - de Valinhos.

Na última sexta-feira, dia 27, um novo lote foi disponibilizado para o município e a vacinação garantindo assim o prosseguimento da campanha. De acordo com a Secretaria de Saúde, a grande procura pela vacina contra a gripe em Valinhos fez dois lotes enviados ao município esgotarem em poucas horas durante a última semana.

A vacinação contra a gripe no sistema drive thru no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini - no fundo do Palco 2 com acesso pela Avenida dos Esportes - vai acontecer das 15 às 18 horas. O atendimento será para moradores com 60 anos ou mais e profissioinais da saúde, incluindo cuidadores de idosos.

No último dia 26, cerca de 300 idosos foram imunizados conbtra a gripe somente no drive thru. A estrutura permite que os idosos, que são o principal alvo da vacinação neste primeiro momento, sejam atendidos dentro do carro, sem precisar descer do veículo. Assim, eles não precisam ir aos postos de saúde, o que reduz os riscos de contato com o coronavírus.

A Campanha Nacional de Vacinação é realizada nos Postos de Saúde, entre 8h e 14h. A campanha vai até o dia 22 de maio, dividida em três etapas, para diferentes grupos de risco. Na primeira etapa, que está acontecendo, são vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde.

Espaços alternativos

A vacinação é feita em espaços alternativos, como escolas, centros comunitários e tendas, todos próximos às UBSs.  Em Valinhos, o público alvo é de 37,8 mil pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dessa população. “A vacina é muito importante porque evita a contaminação por influenza, que têm sintomas parecidos com o coronavírus, além de reforçar o sistema imunológico”, explicou a diretora da Saúde Coletiva de Valinhos, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Valinhos Priscila Fini Boter.

 

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

UBS PINHEIROS (UBS BOM RETIRO) – Centro Comunitário do Jardim Pinheiros

UBS FRUTAL – Tenda em espaço junto à UBS

UBS IMPERIAL – EMEB Lélia Franco Bueno Leme

UBS JUREMA – Tenda em espaço junto à UBS

UBS MACUCO – Dentro da UBS

UBS MARACANÃ – CEMEI Alberto Juliano Serra

UBS PARAÍSO – EMEB Cecília Meirelles

UBS PORTUGAL – EMEB Prof. Marli Aparecida Borelli Bazetto

UBS REFORMA AGRÁRIA – Tenda em espaço junto à UBS

UBS SÃO BENTO – Dentro da UBS em espaço distinto

UBS SÃO MARCOS – Dentro da UBS em espaço distinto

UBS VILA ITÁLIA – Tenda em espaço junto à UBS

UBS VILA SANTANA – Na área do CETS