Valinhos promove Dia D de vacinação contra febre amarela

Valinhos promove Dia D de vacinação contra febre amarela

 Vacina está disponível em todas as UBSs de segunda-feira a sexta-feira
Vacina está disponível em todas as UBSs de segunda-feira a sexta-feira

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promove no sábado, dia 29, o Dia D de vacinação contra a Febre Amarela na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Santana, das 8h às 17h, seguindo determinação da Secretaria Estadual da Saúde. Desde o começo do ano, a vacina está disponível em todas as UBSs do Município de segunda-feira a sexta-feira.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Valinhos ultrapassou a meta de 95% de cobertura vacinal. Desde 2009, foram vacinadas na cidade 142.919 pessoas, mais que a população estimada em 127 mil moradores. A diretora de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Claudia Maria dos Santos, explicou que moradores de outras cidade se vacinaram em Valinhos. "Apenas em 2018 houve a determinação de exigir comprovante de residência. Hoje, se formos procurados por moradores da região, vamos vacinar", disse. 

Neste ano, Valinhos possui duas notificações negativas da doença e nenhum caso confirmado. “Temos um dado muito satisfatório e diferente do ano passado, quando registramos cinco mortes por febre amarela. Nossa cobertura vacinal está alta devido às pessoas que foram revacinadas e àquelas que vieram de outros municípios”, disse Claudia.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a ação deste sábado foi adotada considerando o avanço da febre amarela na região desde 2017, com ocorrência de mortes. Este ano foi confirmada uma morte em Serra Negra. No Estado de São Paulo a meta é vacinar 520.229 pessoas.

A diretora informou que não é preciso correria. “A dose é única, então, quem já se vacinou pode se despreocupar. Quem ainda não se imunizou, essa é a oportunidade, já que a procura está baixa. É só levar um documento de identidade com foto e carteira de vacinação, se tiver”, afirmou.