Saúde

Valinhos inicia campanha para vacinar cães e gatos contra raiva

A Prefeitura de Valinhos iniciou nesta semana a Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Cães e Gatos na zona rural do município. Três equipes vão percorrer até meados de setembro chácaras, fazendas e sítios para imunizar os animais in loco gratuitamente. O trabalho teve início pelo bairro dos Lopes na região da Rodovia Dom Pedro.

Segundo a diretora da Divisão de Controle de Vetor, Marli Aparecida da Silva, na sequência da ação na área rural a campanha será realizada na área urbana, também em setembro, em vários postos espalhado pela cidade. “A meta é vacinar perto de 15 mil cães e de 2.300 gatos entre as áreas rural e urbana”, disse.

“Todo animal a partir de três meses de idade, desde que não esteja gravemente doente, precisa ser imunizado, para garantir a saúde do animal e das pessoas”, explicou a médica veterinária da Unidade de Controle de Zoonoses Anabel Jacqueline Martins da Silva. A vacina fornecida pelo Ministério da Saúde é em dose única e protege por um ano.

A veterinária afirmou que o Estado de São Paulo é considerado área controlada para a raiva canina e felina, mas registra casos transmitidos por morcegos. Segundo controle da Divisão de Vigilância em Zoonoses, desde 2012 o município contabiliza uma média de um caso de raiva em morcego por ano. Este ano foi registrado um caso em janeiro no bairro Parque Valinhos.

Depois da região da Rodovia Dom Pedro, as equipes percorrerão as regiões da Fonte Mécia, Frutal, Alpinas, Parque Valinhos, Macuco, Reforma Agrária, Capivari e Joapiranga. As equipes estão identificadas com crachá e veículo da Prefeitura e são formadas por motorista, anotador, aspirador e vacinador.

Reginaldo Aparecido Falsarelli, morador do bairro Shangrilá, recebeu a equipe da Zoonoses na quarta-feira (18) para vacinar todos os cães e gatos da fazenda onde mora. “Todo ano a gente recebe a equipe. É importante vacinar os animais, assim eles ficam protegidos e todos nós também”, disse.

Os proprietários de animais que não conseguirem vaciná-los durante a campanha poderão leva-los posteriormente na Unidade de Controle de Zoonose, localizada na Alameda das Mangueiras, 828, no Parque Valinhos. A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira das 8h30 às 15h30. Informações pelo telefone 3829-1252.

 

Da Redação

 

COMPARTILHE NAS REDES