Valinhos 123 Anos: Prefeito entrega UBS do São Bento remodelada

Valinhos 123 Anos: Prefeito entrega UBS do São Bento remodelada

A UBS do São Bento funciona na Rua Itajaí, nº 70, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
A UBS do São Bento funciona na Rua Itajaí, nº 70, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

O prefeito Orestes Previtale (PSB), entrega na próxima quarta-feira, dia 22, às 16h, a reforma do prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Bento do Recreio. A inauguração faz parte de uma série de obras, projetos e inovações realizados durante o mês de maio, aniversário da cidade. Valinhos completa 123 anos e quem ganha o presente são os moradores.

 

O prefeito lembrou que essa é a terceira UBS totalmente reformada pela Administração desde o ano passado. "Entegamos a UBS do bairro Reforma Agrária, que passou por completa remodelação, a maior já feita no prédio. Estamos entregando a do São Bento, que também foi totalmente remodelada, assim como a do Jardim Pinheiros, que está com as obras sendo finalizadas", disse. O prefeito citou ainda a construção de duas UBSs, na Vila Itália e no Frutal.

"Estamos investindo com seriedade, transparência e compromisso na Saúde de Valinhos. Todo o País passa por uma grave crise, com hospitais fechando as portas e cancelando atendimentos. Em Valinhos, nossas unidades de Saúde são consideradas referência na região. Não falta remédios dos que são responsabilidade do Município. Estamos reformando e construindo unidades de saúde, contratando mais médicos e investindo em um atendimento cada vez melhor", afirmou o prefeito Orestes.

A UBS do São Bento funciona na Rua Itajaí, nº 70, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Durante o período de reforma, as consultas médicas não deixaram de ser realizadas. Apenas a sala da vacina e a farmácia não funcionaram para adequação dos trabalhos, mas a situação já foi normalizada.

As obras foram realizadas desde dezembro do ano passado pela Maic Engenharia Ltda., e vão adequar a unidade às normas
de acessibilidade e ampliação.

Segundo a diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Helena Tamiko Honda Tanaka, as obras incluem aumento da recepção, pintura interna e externa do prédio, construção de mais um consultório para clínico geral, banheiros para portadores de deficiência, banheiro anexo ao consultório ginecológico com ampliação do local, abrigo para resíduos e sala da enfermeira. O prédio reformado também recebeu nova rede de telefonia e instalação do ar-condicionado.

Com a ampliação da unidade, a UBS conta agora com seis consultórios, dois para clínico geral, um de pediatria, um de ginecologia e dois odontológicos. Segundo dados da Secretaria da Saúde, são realizados cerca de 450 atendimentos médicos mensais na unidade.

“O layout da recepção foi alterado, deixamos o lugar mais espaçoso e acessível a portadores de necessidades especiais. Também mudamos a sala da farmácia para mais próximo da entrada da UBS para facilitar o acesso e melhorar o fluxo dos pacientes”, disse Helena.

Toda a parte elétrica e a rede de comunicação da unidade também foram adequadas, com um novo sistema de informática que irá integrar toda a Rede Municipal de Saúde do Município.

De acordo com os engenheiros da Secretaria de Obras e Serviços Públicos que acompanharam os trabalhos, a recepção e a área de insumos também foram ampliadas, justamente para atender as normas da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Serviço:
Entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Bento do Recreio reformada – Quarta-feira (22) às 16h
Endereço: Rua Itajaí, nº 70
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
Contato: (19) 3849-7476