Vacinação: Valinhos abre agenda para adolescentes de 12 anos

Vacinação: Valinhos abre agenda para adolescentes de 12 anos

Agência Brasil

Às 18h desta terça-feira, dia 14, a Secretaria da Saúde abre agendamento para a vacinação da 1ª dose contra a Covid-19 a mais uma faixa etária de adolescentes, agora a partir dos 12 anos até 17 anos. Serão 850 vagas cuja vacinação já está programada para quinta-feira, dia 16, das 13h às 16h, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo).

O agendamento para as 850 vagas disponibilizará horários entre 13h00 e 16h00, para a vacinação nesta quinta-feira (16), e permanecerá aberto até que todas as vagas sejam esgotadas. A agenda deve ser preenchida com os dados do próprio adolescente pelo portal da Secretaria da Saúde de Valinhos Siss Online (http://valinhosportal.sissonline.com.br).

No dia da vacinação, solicita-se impreterivelmente que sejam apresentados o comprovante de endereço do adolescente (que pode ser em nome dos pais ou responsável legal) e documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária, além do CPF.

Caso não haja a presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer diante da apresentação de termo de assentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual recomenda-se que seja retido pelo serviço de saúde que procederá com a vacinação (em anexo). 

A Prefeitura pede que seja respeitado o horário agendado e evitado atrasos. Também pede-se o uso de máscara facial. Não haverá Drive-Thru. Para facilitar o processo de vacinação, a Secretaria da Saúde destaca também a importância de realizar o pré-cadastro no programa Vacina Já (https://www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado de São Paulo, para otimizar o tempo gasto no preenchimento dos dados para o agendamento das doses pela Prefeitura.

É importante esclarecer que o pré-cadastro no site Vacina Já e o agendamento no sistema da Prefeitura pelo portal Siss Online (quando liberado para as faixas etárias tanto na 1ª como na 2ª dose) são sistemas diferentes e ambos são obrigatórios.