Vacinação contra gripe prossegue em todas as USBs nesta quarta

Vacinação contra gripe prossegue em todas as USBs nesta quarta

A segunda fase da campanha nacional de vacinação contra gripe prossegue nesta quarta-feira, dia 29 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Valinhos. A expectativa da Secretaria da Saúde é de que o último lote recebido, nesta segunda-feira, dia 27, com 2.450 doses, também seja suficiente para prosseguir com a imunização nesta quinta-feira, dia 30.

De acordo com a Secretaria da Saúd,e a quantidade enviada pela Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado no início desta semana representa menos da metade do último lote de 4.870 vacinas, recebidas no último dia 17. Não há ainda uma previsão do governo estadual para o encaminhamento de novas doses.

Na segunda etapa, são vacinados profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Iniciada no último dia 16, a segunda etapa da vacinação será realizada até dia 9 de maio, conforme a disponibilidade de doses, nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Valinhos. O horário de vacinação nas UBSs é entre 8h30 e 13h.

Motoristas devem apresentar documento que confirme a atuação profissional. Motoristas de caminhão ou ônibus poderão apresentar a carteira de habilitação para categorias C, D e E, conforme seu trabalho.

Doentes crônicos que não frequentam as UBSs devem apresentar carta do médico ou receita de uso de contínuo de medicação específica para a doença. A carta ou receita não é necessária para paciente da unidade de saúde que tenha a doença crônica registrada em seu cadastro.

Segundo a Secretaria da Saúde, as vacinas continuam disponíveis para o público-alvo da primeira fase, idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde, que ainda não tenha se vacinado.

A terceira fase da campanha nacional de vacinação tem início no dia 9 de maio, quando ocorre o Dia D da Vacinação, e atingirá professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência.

Acamados

A vacinação dos idosos acamados, que já têm registro nas UBSs de cada bairro, deverá ser finalizada até o final desta semana pela Secretaria de Saúde. A vacinação de idosos acamados é realizada todos os anos pelos Departamentos de Assistência à Saúde e Vigilância Epidemiológica. Aqueles que ainda não estão cadastrados podem entrar em contato direto com a UBS de seu bairro para solicitar a vacina em casa. Vale destacar que os cuidadores também são imunizados.

ESPAÇOS ALTERNATIVOS

A vacinação é feita em espaços alternativos, como escolas, centros comunitários e tendas, todos próximos às UBSs. A Secretaria de Saúde de Valinhos reforça que a campanha vai até 22 de maio e haverá vacina para todo o público-alvo da cidade.

Em Valinhos, o público alvo é de 37,8 mil pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dessa população.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:

UBS PINHEIROS (UBS BOM RETIRO) – Centro Comunitário do Jardim Pinheiros

UBS FRUTAL – Tenda em espaço junto à UBS

UBS IMPERIAL – EMEB Lélia Franco Bueno Leme

UBS JUREMA – Tenda em espaço junto à UBS

UBS MACUCO – Dentro da UBS

UBS MARACANÃ – CEMEI Alberto Juliano Serra

UBS PARAÍSO – EMEB Cecília Meirelles

UBS PORTUGAL – EMEB Prof. Marli Aparecida Borelli Bazetto

UBS REFORMA AGRÁRIA – Tenda em espaço junto à UBS

UBS SÃO BENTO – Dentro da UBS em espaço distinto

UBS SÃO MARCOS – Dentro da UBS em espaço distinto

UBS VILA ITÁLIA – Tenda em espaço junto à UBS