UBS Bom Retiro volta a atender na segunda-feira

UBS Bom Retiro volta a atender na segunda-feira

A Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Retiro será reaberta na segunda-feira, dia 12, aos munícipes com o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe) em Valinhos, às 7h30. A UBS está localizada na Rua Joaquim Simões Salgueiro, nº 16, e desde o dia 15 de janeiro de 2020, há cerca de um ano e três meses, esteve fechada para atendimento ao público para obras de ampliação e reformas, agora entregues pela Prefeitura.

Antes da entrega das obras os pacientes da UBS do Bom Retiro estavam sendo atendidos temporariamente em uma estrutura adaptada no Centro de Referência em Atendimento Psicossocial (CREAPS)/Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), no Jardim Palmares.

Com o prédio reformulado, a UBS do Bom Retiro, conta com quatro consultórios, retornando com o atendimento médico de clínica, ginecologia e pediatria, odontológico, enfermagem em procedimentos e de vacinação. Também há na unidade uma farmácia, sala de enfermagem, salas de insumos e de materiais de limpeza, além da implantação de uma nova sala de inalação e readequação da recepção.

O horário de atendimento da UBS é das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. "Importante reabertura de mais uma unidade de Saúde em nossa cidade. Há mais de 1 ano estava fechada e, com trabalho, entregamos esta unidade novamente à população de Valinhos", afirmou a prefeita Lucimara.

A vacinação contra a Gripe será realizada no município em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 9 às 11 horas e das 13 às 15h30. A sala específica de vacina da UBS do Bom Retiro, agora reformada, também vai funcionar para aplicações de rotina e a partir de segunda- feira (12), com a abertura da Vacinação Contra a Gripe, com a aplicação das doses no primeiro grupo prioritário, de 12 de abril a 10 de maio, em crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

De 11 de maio a 8 de junho será a vez dos idosos, a partir de 60 anos, e dos professores receberem a vacina. Na terceira e última fase, de 9 de junho a 9 de julho serão vacinados os que têm comorbidades, pessoas portadoras de deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário e de Passageiros Urbano e de Longo Curso, trabalhadores portuários, das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.