Tendas na triagem a pacientes de Covid oferecem comodidade aos usuários

Tendas na triagem a pacientes de Covid oferecem comodidade aos usuários

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, passou a disponibilizar aos munícipes mais tendas de apoio ao serviço de triagem de casos suspeitos de Covid-19 que funciona anexo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Duas das estruturas foram instaladas hoje pelo Exército que ofereceu as chamadas tendas de campanha, utilizadas na pandemia do novo coronavírus em várias cidades do país.

O objetivo é proporcionar maior conforto aos usuários do serviço, protegendo-os do sol e chuva, enquanto aguardam para passar pelo acolhimento, triagem e atendimento médico da triagem ou realizar os exames para diagnosticar a doença oferecidos gratuitamente pela Prefeitura. "Temos atuado com seriedade e prudência no cuidado com os pacientes. A pandemia continua presente e, por isso, é importante continuarmos a seguir as regras sanitárias de uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão e álcool gel, e principalmente evitar aglomerações, mantendo o distanciamento social", disse a prefeita, Capitã Lucimara.

Além das tendas de campanha oferecidas pelo Exército, a Secretaria da Saúde providenciou a instalação de outras duas coberturas que também passaram a garantir maior comodidade aos munícipes que aguardam para passar pela triagem. Além da proteção contra sol e chuva, há assentos no interior das estruturas.

De acordo com o responsável pelo Departamento de Atendimento aos Usuários, da Secretaria da Saúde, o enfermeiro Glauco César Ceranto, a solicitação da tenda de campanha ao Exército foi logo na primeira semana de janeiro, com o encaminhamento de ofício ao Comando da 11º Brigada de Infantaria Leve, em Campinas. As tendas, segundo ele, são necessárias para melhorar a estrutura do serviço que teve sua demanda aumentada a partir da segunda quinzena de janeiro.

“Assim que o comando de Campinas recebeu o documento, já se comprometeu a providenciar duas novas tendas ao município, o mais rápido possível. Somos o segundo município da região a receber as 10 primeiras tendas de 2021, sendo que delas foram para o Hospital Estadual de Sumaré. São tendas mais espaçosas, de 10 metros de comprimento por 4 metros de largura, e uma delas optamos por deixar nas proximidades da farmácia da UPA onde os usuários também precisam de abrigo”, contou Glauco.

Esta é a segunda vez que o Exército contribui com o atendimento à Covid em Valinhos. No início da pandemia, em março, uma estrutura semelhante foi instalada na UPA para a triagem dos pacientes com suspeita da doença e realização dos exames para detecção do vírus. As tendas são utilizadas como área de apoio para os pacientes com problemas respiratórios e suspeita de coronavírus, principalmente para tirar os pacientes com sintomas de gripe ou da própria Covid da livre circulação da UPA.