Secretaria de Assistência Social suspende atendimento presencial

Secretaria de Assistência Social suspende atendimento presencial

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São Marcos
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São Marcos

Os atendimentos presenciais feitos pelos serviços da Secretaria de Assistência Social de Valinhos estão suspensos a partir desta quarta-feira (25), exceto em casos de urgência, conforme portaria publicada na edição de terça do Boletim Municipal. A medida busca conter a pandemia de coronavirus.

A decisão da secretária de Assistência Social, Dulce Maria de Paula Souza, reforça e amplia as medidas do Decreto Municipal de Calamidade Pública, do prefeito Orestes Previtale Júnior, publicado no dia 19 de março, em vigor até o dia 14 de abril.

Dois servidores públicos técnicos farão plantão das 8h às 14h no CRAS Central para orientar sobre atendimento às famílias e indivíduos. Os telefones do CRAS Central são 3869-3790, 3859-2100 e 3869-3153, de segunda a sexta-feira.

“Em casos que o atendimento presencial seja imprescindível, a situação será avaliada e triada por telefone, pelo profissional de plantão, que definirá a urgência de solução, risco social ou grave violação de direito”, explicou Dulce.

A medida afeta os serviços de Vigilância Socioassistencial, o Monitoramento da Rede Socioassistencial, as unidades Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São Marcos, Figuerias, São Bento e Central, e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Vila Boa Esperança.

A decisão protege profissionais e assistidos, que se enquadram em grupos de risco, como crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas, muitos deles visitados em suas residência pelas equipes da Secretaria.

Casa dos Conselhos

Também estão suspensos os serviços da Casa dos Conselhos, onde os Conselhos Municipais se reúnem e realizam suas reuniões. Todos os Conselhos cancelaram as próximas reuniões.

Caso haja uma pauta urgente, os membros dos conselhos serão convocados por ofício expedido pelos respectivos presidentes.

O Conselho Tutelar, cujos serviços são ininterruptos e considerados relevantes, terá um regime de atendimento ao público no horário das 8h30 às 13h30 somente pelos telefones 3869-1122 e 3871-1755.

Após este horário, os conselheiros serão acionados por órgãos policiais, serviços de saúde, serviços de assistência social, Ministério Público e Judiciário em caso de necessidade.

Os Centros Comunitários continuam com suas atividades suspensas conforme portaria de 17 de março. O Centro de Convivência do Idoso Roque Palácio e o Centro Dia do Idoso já estavam com suas atividades paralisadas e os servidores trabalham remotamente.