Saúde

Saúde realiza testes gratuitos no Dia Mundial de Diabetes

A Secretaria da Saúde de Valinhos promove no dia 14 de novembro (quinta-feira) testes gratuitos de detecção de diabetes e orientações sobre qualidade de vida. A ação marca o Dia Mundial de Diabetes e busca conscientizar a população sobre os problemas associados à doença. Nutricionistas, enfermeiros e fisioterapeutas da Rede Municipal estarão, das 8h às 11h, no Terminal Rodoviário, instruindo os moradores sobre os riscos da diabetes e realizando a coleta de glicemia capilar, que deve ser feita preferencialmente em jejum.

Segundo a Secretaria da Saúde, os casos de resultados alterados serão encaminhados à Unidade Básica de Saúde (UBS) em que o usuário é cadastrado, para avaliação, diagnóstico e acompanhamento.

“Muitas pessoas convivem com a diabetes, mas não sabem. A atividade que estamos desenvolvendo faz parte do Dia Mundial e é muito importante que os usuários realizem o teste, oferecido gratuitamente. Cuidar da saúde deve ser sempre a prioridade de todos”, disse a diretora do Departamento de Programas e Projetos em Saúde, Greta Barduchi.

Doença

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o Ministério da Saúde, diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

Entre os riscos provocados está a alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (acidente vascular cerebral, o derrame), insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

Segundo o Atlas Mundial de Diabetes da IDF (Internacional Diabetes Federation), o Brasil tem 12,5 milhões de pessoas com diabetes e a previsão é de que esse número chegue a 20,3 milhões em 2045. Entre os 10 países com mais pessoas sem diagnóstico, o Brasil está em quinto lugar, com 5,7 milhões de indivíduos.

A maioria dos casos é de Diabetes tipo 2, que pode ser evitada com atividade física regular, dieta equilibrada e a promoção de hábitos saudáveis.
 

COMPARTILHE NAS REDES