Saúde de Valinhos recebe 950 doses da vacina pentavalente

Saúde de Valinhos recebe 950 doses da vacina pentavalente

Vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde nesta quarta-feira, dia 15
Vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde nesta quarta-feira, dia 15

Valinhos recebeu nesta terça-feira 950 doses da vacina pentavalente, distribuídas pelo governo estadual, que serão disponibilizadas aos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde a partir desta quarta-feira (15). Segundo a Secretaria de Saúde, a quantidade não é suficiente para atender toda a demanda reprimida, mas a expectativa é de que o fornecimento seja regularizado nas próximas semanas.

Em julho do ano passado, o Ministério da Saúde suspendeu a distribuição da vacina pentavalente no Brasil. Na época, o produto, adquirido por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), foi reprovado em teste de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por este motivo, as compras com o antigo fornecedor, a indiana Biologicals E. Limited, foram interrompidas pela Organização Mundial da Saúde/OPAS, que pré-qualifica os laboratórios. O Brasil compra a vacina via OPAS, uma vez que não existe laboratório produtor no país.

Segundo o  Ministério da Saúde, o País demanda normalmente 800 mil doses mensais dessa vacina. A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. Protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

A Secretaria de Saúde de Valinhos orienta os responsáveis pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade para vaciná-las.