Santa Casa promove a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022

Santa Casa promove a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022

Fortalecer a amamentação Educando e Apoiando, é o tema da campanha, que a Santa Casa de Valinhos está realizando de 1º a 5 de agosto, associada às áreas temáticas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que destacam os vínculos entre amamentação e boa nutrição alimentar e redução de desigualdades.

O leite materno é perfeitamente projetado para a nutrição e necessidades imunológicas de uma criança e ajuda a prevenir infecções além de promover ainda um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

A campanha da amamentação  é feita anualmente, foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF)e tem como objetivos: informar pessoas sobre seu papel , fortalecendo a cadeia de calor de apoio à amamentação; vincular amamentação como parte de boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades; engajar pessoas e organizações ao longo da cadeia de calor de apoio para amamentação e estimular ação de fortalecimento da capacidade de protagonistas e sistemas  para a mudança transformacional.

Na abertura houve uma apresentação da enfermeira obstetra, Amanda Garcia, com o tema: Enfatizando a importância da educação e da rede de apoio do aleitamento materno, com entrega do laço dourado para colaboradores, abordagem com as puérperas na entrega do folder.

Na terça-feira 2, houve um momento de relaxamento com as puérperas, abordando sobre manejo do aleitamento materno, apresentação de técnicas de massagem, musicoterapia e a entrega de uma lembrança.

Ainda dentro da programação na quarta-feira, 3, palestra com a fonoaudióloga especialista em amamentação, alimentação e desenvolvimento infantil Dra. Flávia Puccini com o tema: Amamentação, uma visão integrativa.

Na parte da tarde, o fisioterapeuta Dr. Leonardo Guerra, que também pratica a auriculoterapia e acupuntura, faz um momento de relaxamento, controle da ansiedade e auxílio na amamentação. Às 19 horas, palestra do Coren-SP, sobre os desafios na amamentação, relatos e experiências.

Na quinta, dia 4, atividades interativas com equipe de Defensores da Amamentação – Materno Infantil, com perguntas e respostas e entrega de brindes com a enfermeira obstetra Amanda Garcia e para finalizar na sexta-feira dia 5 mais uma palestra sobre a Importância da Alimentação das puérperas, relacionada ao processo de amamentação a cargo da nutricionista Suzana Bressan.

Enfermeira obstetra Amanda Garcia, fala sobre a importância da educação e da rede de apoio para fortalecer o aleitamento materno.

Ação com as puérperas da Santa Casa

+ Fotos: