Prefeitura promove campanha contra câncer feminino em março

Prefeitura promove campanha contra câncer feminino em março

Exames de mamografia serão agendados e exames de papanicolaou realizados aos sábados
Exames de mamografia serão agendados e exames de papanicolaou realizados aos sábados

A Prefeitura de Valinhos promove campanha de prevenção ao câncer ginecológico e de mama durante o mês de março, mês internacional da mulher, com o tema “Previna-se com Amor”. Durante quatro sábados serão realizados exames de papanicolaou, sem necessidade de agendamento prévio, e agendamento de mamografia. Os exames poderão ser feitos no CEV (Centro de Especialidade de Valinhos) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Santana e Itália, das 8h às 12h.

As datas e horários foram escolhidos para que as mulheres possam realizar exames preventivos sem prejudicar seu horário de trabalho. A campanha permite ainda aumentar a oferta de exames, medida eficaz para a redução da morbimortalidade do câncer em mulheres.

Para o papanicolaou, a orientação é de que a mulher não esteja menstruada, evite duchas, desodorantes e cremes vaginais, além de evitar relações sexuais 48 horas antes do procedimento. O exame será realizado em mulheres a partir dos 25 anos de idade, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Já a orientação para o exame de mamografia é de que as mulheres não utilizem talco, desodorante ou creme nas mamas e axilas. A faixa etária é a partir dos 40 anos de idade, com exames realizados a cada dois anos, conforme protocolo. Serão agendados no dia da campanha.

Independentemente da campanha, as UBSs realizam rotineiramente estes exames preventivos.

Cronograma da campanha:

- 07/03 e 14/03, das 8h às 12h - CAM – Centro de Atenção à Mulher, no CEV

- 21/03, das 8h às 12h na UBS Vila Itália

- 28/03, das 8h às 12h na UBS Vila Santana