Prefeitura promove 2ª Semana da Saúde Mental

Prefeitura promove 2ª Semana da Saúde Mental

 Ação abordará temas sensíveis da atualidade, como depressão e ansiedade na infância e adolescência
Ação abordará temas sensíveis da atualidade, como depressão e ansiedade na infância e adolescência

A Prefeitura de Valinhos deu início na manhã desta segunda-feira (24) à programação da 2ª Semana de Saúde Mental, no Centro de Estudos e Treinamento em Saúde (CETS), na Vila Santana. Com palestras até quarta-feira (26), a ação abordará temas sensíveis da atualidade, como a depressão e a ansiedade na infância e na adolescência, que podem levar ao suicídio.

As capacitações serão realizadas pela Secretaria da Saúde através dos Departamentos de Programas e Projetos e Assistência à Saúde.

Nesta segunda (24), a médica psiquiatra da Unicamp Eliza Maria Tamashiro promoveu um debate sobre o método Balint, um procedimento de adequação na conduta dos profissionais da Rede Básica de Saúde, através de roda de conversa e troca de experiências.

Na próxima quarta-feira (26), estão programadas duas apresentações. Das 8h30 às 11h30, o tema será o programa da Saúde da Mulher do Centro de Referência de Atendimento Psicossocial (Creaps) e do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) II Esperança para ginecologistas e enfermeiros, com a psiquiatra Ana Claudia Ceravolo de Oliveira e a psicóloga Gisele Canto Silva.

Durante a noite, das 19h às 21h30, haverá uma apresentação dos serviços do Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico (Cemap), Casa do Adolescente e Caps Infantil, ministrado pela coordenadora do Cemap, Carina Levreiro Previtale, a psicóloga da Casa do Adolescente, Nahara Rodrigues Laterza Lopes, e a terapeuta ocupacional do Caps Infantil, Silene Gianechini, voltada aos pediatras e enfermeiros da Rede Municipal.

Segundo o secretário da Saúde, Nilton Tordin, a Semana de Saúde Mental será de fundamental importância para atualizar os protocolos, estreitar os laços entre os servidores, construir e reproduzir saberes, fortalecendo a Rede de Saúde Mental da cidade.

Semana

A Semana da Saúde Mental surgiu em função da Lei nº 5.498 de 30/08/2017, que cria a Campanha Permanente de Conscientização da Depressão Infantil e na Adolescência para complementar o trabalho dos Departamentos de Saúde de Valinhos de implementar ações educativas e preventivas, estabelecer protocolos e fluxos de atendimento.

“Embora essa lei contemple a criança e o adolescente, sentimos a necessidade de ampliar e discutir a Rede de Saúde Mental do Município”, disse o secretário.

Programação
- 26/06 das 8h30 às 11h30: apresentação dos serviços Centro de Referência de Atendimento Psicossocial (Creaps) e Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) II Esperança, referente à Saúde da Mulher, aos Ginecologistas e Enfermeiros.

- 26/06 das 19h às 21h30: apresentação dos serviços do Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico (Cemap), Casa do Adolescente e Caps Infantil, voltados aos Pediatras e Enfermeiros da Rede Municipal.