Prefeitura lança aplicativo para marcar consulta pelo celular

Prefeitura lança aplicativo para marcar consulta pelo celular

Projeto-piloto será realizado na unidade do Jardim Jurema, que atende cerca de 7 mil pacientes
Projeto-piloto será realizado na unidade do Jardim Jurema, que atende cerca de 7 mil pacientes

Projeto-piloto será realizado na unidade do Jardim Jurema, que atende cerca de 7 mil pacientes
A Prefeitura de Valinhos disponibiliza a partir desta terça-feira, 28 de maio, dia do aniversário da cidade, ainda em fase de testes, uma importante ferramenta para os moradores agendarem consultas médicas através de um aplicativo de celular. A inovação integra uma série de obras, projetos e serviços realizados durante o mês de maio, aniversário de 123 anos da cidade.

O projeto-piloto será realizado na unidade do Jardim Jurema, que atende cerca de 7 mil pacientes, para avaliar a adesão da população ao uso do aplicativo, desenvolvido pela empresa Giespp (Gestão Inteligente de Educação e Saúde Pública e Privada). O paciente terá, necessariamente, de possuir um e-mail ativo para utilizar o sistema. Também terá de recadastrar seus dados pessoalmente na unidade.

A utilização do serviço será gratuita. A previsão é de que o sistema esteja integrado em todas as unidades do Município até o fim do ano. Neste primeiro momento, o aplicativo Siss Saúde poderá ser acessado pelo sistema operacional Android e posteriormente será lançado também na plataforma iOS.

Através do aplicativo, será possível agendar consultas médicas para clínica-geral, pediatria e ginecologia, assim como acessar o histórico de atendimento. A empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema está viabilizando um alerta para lembrar o paciente da consulta com pelo menos 24h de antecedência.

Para que o usuário possa utilizar o serviço, ele deve ir até a Unidade Básica de Saúde onde é atendido, recadastrar os dados pessoais e fornecer um e-mail ativo para que possa receber a senha que vai usar para acessar o sistema e seus dados. 

“O uso desse programa só tende a facilitar a rotina de todos os pacientes, porque faremos um gerenciamento eletrônico, mas é importante lembrar que os agendamentos presenciais continuarão acontecendo normalmente”, explicou a diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Helena Tamiko Honda Tanaka.

Segundo a diretora, o sistema exibirá na tela do celular as datas e os horários mais próximos disponíveis para agendamento e o usuário poderá escolher o que for conveniente. “É uma ferramenta muito importante, porque oferece um serviço na palma da mão. Será possível encurtar a distância de ir até o posto de saúde sem necessidade. Queremos melhorar a rotina de todos os moradores”, afirmou Helena.

Serviço:
Lançamento do projeto-piloto do aplicativo Siss Saúde – download exclusivo para sistema Android
Dia 28/05 (terça-feira)
Disponível inicialmente para moradores da UBS Jurema