Prefeitura compra 3 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid-19

Prefeitura compra 3 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid-19

 Aquisição de 1 mil testes está sendo finalizada e nova licitação foi iniciada para aquisição de outros 2 mil testes; cidade recebeu 4 mil testes do Ministério da Saúde
Aquisição de 1 mil testes está sendo finalizada e nova licitação foi iniciada para aquisição de outros 2 mil testes; cidade recebeu 4 mil testes do Ministério da Saúde

A Prefeitura de Valinhos está finalizando a compra de 1 mil testes rápidos para diagnóstico de contaminação por coronavírus e iniciou processo na Secretaria de Licitação para adquirir outros 2 mil testes, mais uma importante ação de enfrentamento à pandemia de Covid-19, que já provocou 56 mortes na cidade e 1.076 contaminados.

Os testes rápidos ampliam a capacidade de diagnóstico da Rede Municipal de Saúde e permitem direcionar ações de combate à pandemia. A coleta é feita no Centro de Apoio e Triagem para a Covid-19 em pacientes que têm sintomas de covid-19, no 14º dia após o início dos sintomas. O paciente deve se enquadrar nesses dois critérios.

Valinhos recebeu do Ministério da Saúde 4 mil testes rápidos que atualmente estão sendo aplicados no Centro de Apoio desde o dia 2 de julho, quando a unidade iniciou o atendimento. Antes eles eram realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraíso.

Saúde realizou 813 testes rápidos em pacientes que se enquadram nos critérios, dos quais 141 resultados foram positivos para contaminação por coronavírus, 17,3%.

Mudança

A Secretaria de Saúde de Valinhos alterou, por recomendação do Governo do Estado, os procedimentos de coleta de exames de teste rápido para confirmar a contaminação por coronavírus.

A realização do teste rápido é feita em pacientes que têm sintomas de covid-19, no 14º dia após o início dos sintomas. O paciente deve se enquadrar nesses dois critérios. Antes o teste era feito a partir do 8º dia após o início dos sintomas.

A Secretaria de Saúde informou que a mudança no teste rápido foi adotada para adequar os exames à resposta do sistema imunológico, que pode levar até oito dias para criar anticorpos contra o vírus, e o resultado é mais garantido quando a coleta é feita no 14º dia após o início dos sintomas.

Serviço

O Centro de Apoio (Avenida dos Esportes, 335) realiza as coletas dos exames de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

Casos

A Secretaria da Saúde confirmou nesta segunda-feira (20) em Valinhos mais 2 mortes e 9 novos casos de covid-19. Com isso, a cidade tem agora 1.076 casos positivos da doença e 56 mortes.

A taxa geral de ocupação dos leitos de UTI na cidade é 71%, patamar preocupante. Na Santa Casa, que atende pacientes do SUS, a taxa de ocupação caiu de 90% para 75%. Dos 32 leitos de UTI, para internação de pacientes com quadros mais graves da doença, 24 estão ocupados.

Curva

O Governo do Estado anunciou na última sexta-feira (17) que toda a região de Campinas se mantém na Fase Vermelha do Plano São Paulo. Assim, Valinhos e todos os municípios da região terão que manter fechados os estabelecimentos de comércio e serviços não essenciais nesta próxima semana.

Com base nos dados, a Vigilância Sanitária mantém o alerta de que a doença atingiu fase crítica na cidade e apela para que a população respeite o isolamento, reduza a circulação pelas ruas e faça sua parte para a contenção da doença.

Fique em casa

A recomendação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é para que as pessoas evitem sair de casa. O isolamento social é a melhor forma de se proteger do coronavírus. Estabelecimentos não essenciais não estão autorizados a funcionar em Valinhos por determinação da Vigilância Sanitária.