Prefeita e vereadores se reúnem para debater Covid-19 em Valinhos

Prefeita e vereadores se reúnem para debater Covid-19 em Valinhos

A prefeita Lucimara Godoy (PSD) e os 17 vereadores se reunirão nesta segunda-feira, dia 22, no período da tarde, na Sala Ivan Fleury Meirelles, no Paço Municipal. A reportagem da Folha de Valinhos apurou que o encontro tem a finalidade de tratar de questões referentes à Covid-19 na cidade, tendo em vista o cenário das últimas semanas.

Valinhos tem apresentado aumento de casos positivos, mortes e internações. A taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade está em 100% nos dois hospitais há mais de uma semana. Nesse momento Valinhos tem 38 leitos destinados à Covid, sendo 20 leitos na Santa Casa e 18 no Galileo. Nesse cenário, seis pessoas já precisaram ser levadas para outras cidades.

O aumento da pandemia na cidade é consequência do relaxamento das medidas sanitárias. É perceptível o desrespeito às recomendações do Ministério da Saúde. Nas últimas semana há registro de aglomerações em festas clandestinas, além de pessoas sem máscaras e sem distanciamento em praças, quadras e bares.

Os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo mostram que a Taxa de Isolamento na cidade apresentou forte queda. Na última semana Valinhos atingiu 32% de isolamento social durante a semana, o menor índice registrado desde o início da quarentena, e 46% no final de semana. No momento mais crítico da pandemia, em 2020, a cidade registrou taxa de 41% durante a semana e 61% no final de semana.

Os indicadores também demonstram que Valinhos deveria ser reclassificada de acordo com as diretrizes do Plano SP, que analisa o número de casos, internações e leitos disponíveis. Os últimos dados apontam para 4.750 casos positivos e 156 mortes considerando apenas os munícipes.