Saúde

População valinhense é alertada sobre cuidados com escorpiões

Da Redação

A Secretaria da Saúde de Valinhos registrou neste semestre três vítimas de picada de escorpiões. O número está dentro da média dos últimos anos. No entanto, é sempre bom tomar medidas de prevenção.

Segundo a médica veterinária da UCZ (Unidade de Controle de Zoonoses), Anabel Jacqueline Martins da Silva, os escorpiões são animais com hábito noturno que, durante o dia, procuram lugares escuros e úmidos para se protegerem.

“Eles vivem em terrenos baldios com mato e lixo, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha e se alimentam de aranhas e insetos como baratas, grilos e cupins, entre outros”, explicou.

Dentro das casas são encontrados em lugares escuros e úmidos (buracos e frestas nas paredes, muros, rodapés soltos e forros de madeira). “É importante manter a moradia sempre limpa, livre de lixo acumulado e entulho”, orientou.

A operação Jogue Limpo com Valinhos, que segue até 2 de setembro em vários bairros da cidade, é uma excelente oportunidade para se livrar desses materiais e prevenir o aparecimento do animal.
Segundo a veterinária, deve-se tapar os buracos e frestas das paredes, janelas, portas e rodapés e também tomar alguns cuidados pessoais: sacudir roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los e verificar colchões e roupas de cama antes de deitar, afastando sempre as camas da parede.

A picada de escorpião é grave, principalmente em crianças e idosos, mas tem cura com soro apropriado. A pessoa que sofreu um acidente deve passar por um serviço de saúde.

O animal deve ser aprisionado em um vasilhame, e é necessário acionar os técnicos da UCZ, que vão até o local para a retirada do escorpião, vistoria no entorno da casa e dar orientações. Os telefones da UCZ são: 3829-2197 ou 3829-5674.
 

COMPARTILHE NAS REDES