Novo laboratório da UPA reduz em 75% o tempo de espera para resultados de exames

Novo laboratório da UPA reduz em 75% o tempo de espera para resultados de exames

O novo laboratório de exames clínicos, instalado pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, dentro da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), já está funcionando com 100% de sua capacidade nesta quinta-feira, dia 30. Com o início parcial na última semana, o laboratório já realizou 497 exames e o tempo de espera pelos resultados caiu de 4 para 1 hora, o que representa redução de 75%.

“Como previsto, diminuímos em 75% o tempo de espera para obtermos os resultados dos exames. Isso otimiza o trabalho da unidade, aumenta ainda mais a confiança e segurança dos serviços e, principalmente, mostra respeito pelos pacientes, que não precisam mais ficar horas esperando”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Desde o início parcial das atividades, exames como gasometria, hemograma e urina já estavam sendo realizados na unidade. Agora, com o laboratório totalmente pronto, funcionando com todos os equipamentos, já estão sendo feitos exames como bioquímica em geral, dímero, troponina quantitativa, coagulação, entre outros.

“Exames como troponina quantitativa, que faz diagnóstico de infarto, podem ficar prontos em questão de minutos, além de outros que a velocidade da entrega do resultado efetivamente salva vidas. O Protocolo de Manchester, que classifica os riscos dos pacientes, aliado a um laboratório interno e rápido, salvam vidas”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.