Covid-19: Valinhos já vacinou 1.328 profissionais da saúde e idosos

Covid-19: Valinhos já vacinou 1.328 profissionais da saúde e idosos

Prefeitura de Valinhos

Até o momento Valinhos vacinou 1.328 pessoas entre profissionais da linha de frente do combate à pandemia da Covid-19 e idosos de 10 clínicas de repouso da cidade. Atualmente Valinhos conta com 2.884 profissionais da área da saúde, sendo que 1.000 estão na linha de frente.

A estimativa da população a ser vacinada na primeira fase da campanha é de 17.130 pessoas, sendo: 2.284 funcionários da Saúde, 13.286 idosos e 1.560 entre acamados e seus cuidadores, idosos em clínicas de repouso e seus profissionais e cuidadores de idosos.

O Departamento Regional de Saúde VII (DRS-7), em Campinas, recebeu nesta terça-feira, dia 26, mais um carregamento enviado pelo Governo com 44,9 mil doses da vacina de Oxford. As doses serão distribuídas para 42 municípios da região. A Prefeitura de Valinhos já buscou a segunda remessa das doses e em breve deve divulgar cronograma.

A vacinação em Valinhos teve início na quinta-feira, dia 21, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde aconteceu a vacinação da primeira pessoa em Valinhos: Equerson Junior, enfermeiro, 35 anos, trabalha na UPA desde dezembro de 2019. Nos primeiros dois dias de vacinação 478 pessoas foram vacinadas na UPA, Upinha, Santa Casa e Galileo.

No sábado, dia 23, três equipes da Vigilância Epidemiológica percorreram as instituições e realizaram as aplicações nos idosos e funcionários no decorrer do dia. O objetivo foi imunizar este grupo considerado prioritário neste primeiro momento da campanha. “Os idosos que vivem nas casas de repousos devem receber atenção especial neste momento pandêmico e por isso foram priorizados, assim como os trabalhadores dessas instituições. Não podemos esquecer que os maiores surtos de Covid podem ocorrer dentro de Instituições de Longa Permanência”, destacou a Diretora da Vigilância Epidemiológica, Claudia Santos.

As instituições que receberam as equipes foram: Recantos dos Velhinhos, Aconchego dos Avós, Ressoli, Boa Vista, Terça da Serra, Lar São Joaquim, Vitta Bella, Bem Viver 1, Bem Viver 2 e Life Residencial.