Com redução da entrega das doses da Pfizer Infantil, Prefeitura altera formato do agendamento para vacinação

Com redução da entrega das doses da Pfizer Infantil, Prefeitura altera formato do agendamento para vacinação

Sábado haverá vacinação especial em 2 locais, para crianças de 5 a 11 anos

Para não prejudicar a velocidade da vacinação das crianças de 5 a 11 anos na cidade, e ao mesmo tempo para atender a recomendação do Estado para utilizar a Pfizer infantil às crianças até 5 anos ou imunossuprimidas, e a Coronavac para as crianças de 6 a 11 anos, até a regularização da entrega dos lotes da Pfizer Infantil, a Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Saúde, estabeleceu nesta quinta-feira mudanças no agendamento para a vacinação das crianças. Assim, crianças de 5 anos ou imunossuprimidas terão 2 locais específicos para vacinação, sem necessidade de prévio agendamento, apenas com entrega de senha por ordem de chegada: na Vigilância Epidemiológica e na UBS da Vila Santana.

Já crianças de 6 a 11 anos, que irão receber a Coronovac, deve fazer o agendamento prévio pelo site valinhosportal.sissonline.com.br (passo a passo logo abaixo).
Para a vacinação de sábado, também as crianças de 6 a 11 anos devem fazer o agendamento prévio pelo site valinhosportal.sissonline.com.br, com opções de vacinação na FAV – Faculdade de Valinhos ou na UBS Paraíso. As de 5 anos ou imunossuprimidas devem comparecer na FAV, sem necessidade de agendamento, e serão atendidas por ordem de chegada.

Durante a semana, para o grupo de 5 anos e imunossuprimidas, a distribuição de senha será feita na hora, por ordem de chegada. É preciso ficar atento aos horários de vacinação: 2ª e 3ª feira, na Vigilância Epidemiológica, que fica na Avenida Brasil, Vila Santana; e 4ª e 6ª feira na UBS da Vila Santana, no mesmo endereço. Os 2 locais das 13h00 às 15h00. Para o grupo de 6 a 11 anos, os locais permanecem os mesmos já divulgados anteriormente, sendo nas UBS de acordo com o cronograma (dias e horários abaixo), bem como a necessidade de prévio agendamento.

Agendamento

O agendamento prévio pode ser realizado no site valinhosportal.sissonline.com.br (passo a passo logo abaixo). Os pais ou responsáveis que queiram tentar a conhecida “xepa” (doses que eventualmente possam ser disponibilizadas no final do dia) deve entrar em contato com a UBS que está vacinando naquele dia para verificar a disponibilidade.

Os pais ou responsáveis devem fazer também o pré-cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário.

Os pais ou responsáveis devem levar os documentos pessoais (CPF da criança ou, se não tiver, o Cartão SUS da criança), bem como um comprovante de endereço. Também é necessário, para as crianças com comorbidades ou imunossuprimidas, apresentar uma carta do médico para comprovar a comorbidade, documento este que deverá ser entregue e ficará arquivado na Unidade de Saúde. É obrigatório que as crianças estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais. Após a vacinação, a criança deverá permanecer por 20 minutos em observação na UBS até ser liberada pelo profissional de Saúde.

A vacinação para jovens e adultos, a partir dos 12 anos, sem agendamento prévio, tem sido realizada exclusivamente no CETS e Vigilância Epidemiológica desde segunda-feira, dia 17.

Passo a passo para o agendamento

Inicialmente, se a criança ainda não tem cadastro, é necessário seguir os passos contidos no documento abaixo:
- Primeiro Acesso

Depois, já tendo o cadastro feito (não confundir com o cadastro do site do Governo do Estado de São Paulo, citado logo acima), a próxima ação é agendar a data e o horário da vacinação, seguindo os passos contido no documento abaixo:
- Agendamento

Endereços e horários dos locais de vacinação na cidade:

Vacinação especial no Sábado – dia 29 de Janeiro – a partir das 8h00

Agendamento prévio pelo valinhosportal.sissonline.com.br para crianças de 6 a 11 anos

FAV – Faculdade Anhanguera de Valinhos – Avenida Invernada – 600 vagas

UBS Paraíso – 200 vagas

Atenção: Crianças de 5 anos ou imunossuprimidas – para este sábado, dia 29 - sem necessidade de agendamento, por ordem de chegada. A vacinação será apenas na FAV; não terá vacinação para esta faixa na UBS Paraíso.

Vacinação das crianças – crianças de 5 anos  ou imunossuprimidas – das 13h00 às 15h00

2ª feira e 3ª feira – Vigilância Epidemiológica

4ª feira e 6ª feira – UBS Vila Santana

Vacinação das crianças – crianças de 6 a 11 anos - 13h00 às 15h00

De 2ª feira: UBS Bom Retiro, UBS Jardim Jurema, UBS São Marcos, UBS Parque Portugal e UBS Pinheiros;

De 3ª feira: UBS Paraíso, UBS Jardim Pinheiros, UBS Jardim Jurema e UBS Imperial;

De 4ª feira: UBS Maracanã, UBS Macuco e UBS Portugal;

De 5ª feira: UBS Maracanã, UBS São Marcos, UBS Bom Retiro, UBS Vila Itália e UBS Frutal;

De 6ª feira: UBS Frutal, UBS Paraíso, UBS São Bento e UBS Vila Itália

Vacinação dos jovens e adultos, a partir dos 12 anos

- Posto fixo da Vigilância Epidemiológica: o posto funciona na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) com aplicação de doses conforme disponibilidade, de 2ª a 6ª feira, das 16h00 às 18h30;

- CETS: localizado na Rua Bahia snº, Vila Santana, com aplicação das doses conforme disponibilidade, de 2ª a 6ª feira, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, mediante entrega de senhas;

INTERVALOS ENTRE AS DOSES:

Janssen: a partir dos 18 anos e com intervalo de 61 dias entre a primeira vacina e a dose adicional, contados a partir do dia seguinte da aplicação da primeira dose, com imunizante da própria Janssen (quando houver) e da Pfizer. A aplicação é feita no CETS e posto da Vigilância Epidemiológica;

Pfizer:

- 5 anos ou imunossuprimidas: intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte de aplicação da 1ª dose;

- de 12 a 17 anos: intervalo de 56 dias entre a 1ª e 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;

- adultos (a partir de 18 anos): intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose (contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose); com aplicações feitas no CETS e UBS’s.

AstraZeneca (disponível para adultos, a partir de 18 anos)

- adultos (a partir dos 18 anos): intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose; contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose. Aplicação no CETS e posto da Vigilância Epidemiológica;

Sinovac Butantan - Coronavac:

- crianças e adolescentes (6 a 17 anos): duas doses da vacina, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda.

- adultos: intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;

- adultos: intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose.