Campanha do Novembro Azul em Valinhos registra aumento na procura por exame

Campanha do Novembro Azul em Valinhos registra aumento na procura por exame

Campanha do Novembro Azul em Valinhos registra aumento na procura por exame que detecta alterações na próstata

Durante a Campanha do Novembro Azul, promovida pela rede de saúde da Prefeitura de Valinhos, constatou-se um aumento de mais de 50% na procura pelo exame que faz a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue pelos homens para a prevenção do câncer de próstata. Durante este mês, foram solicitados 163 exames pelo sistema Siss Online, quando a média mensal nos meses anteriores chegou a ser de 106 solicitações, um acréscimo de 53%77%.

A Sociedade Brasileira de Urologia preconiza que a partir dos 50 anos de idade todo homem deve fazer a dosagem do PSA no sangue e o exame digital da próstata (toque retal), o qual pode ser feito de maneira rápida e indolor, ambos para detecção do câncer de próstata.

O mês de Novembro, reservado mundialmente para celebrações voltadas aos homens, recebe atenção especial da Prefeitura de Valinhos na Campanha Novembro Azul que teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Na cidade, neste mês de novembro, a Prefeitura promove desde o dia 3 uma campanha nas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) focada na prevenção do câncer de próstata que no Brasil é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Os pacientes atendidos pelos clínicos gerais nas consultas, recebem um folder com informações de alerta sobre a doença, seus sinais e como devem proceder para buscar orientações médicas em uma das 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

“As ações preventivas são importantes, pois servem de alerta à doença. Esta campanha dirigida à sociedade, em apoio ao Novembro Azul, e especialmente aos homens, contribui para a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata”, destacou a prefeita Lucimara Godoy (PSD).

“Na rede municipal de saúde de Valinhos, o usuário é incentivado a se agendar com o clínico geral de sua unidade de referência para passar por uma avaliação e exames e, se necessário, encaminhado para o especialista urologista”, destaca a secretária de Saúde, Carina Missaglia.

Conforme dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) de 2020, a estimativa anual é do surgimento de 65.840 novos casos, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. No ano de 2019, foram registradas 15.983 mortes em decorrência da doença, anunciadas pelo Atlas de Mortalidade por Câncer.

Segundo o urologista dr. André Meirelles dos Santos, da rede municipal de Saúde de Valinhos, a campanha do Novembro Azul vem reforçar a necessidade da prevenção desta doença. “Haja vista que segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer, a cada 38 minutos um homem morre em virtude deste diagnóstico. Muitos pacientes me perguntam porque o câncer de próstata algumas vezes, quando descoberto num estágio avançado, tem menor chance de cura. Eu respondo que é em razão de geralmente ser um tumor silencioso, crescendo lentamente sem se manifestar.  Desta forma, se esperarmos algum sintoma, provavelmente, iremos descobri-lo tarde demais”, alerta.

Alerta em vídeo
O INCA, aproveitando as celebrações em torno do Novembro Azul, traz divulgação em vídeo alertando para que o homem cuide da sua saúde, particularmente em relação ao câncer de próstata, em parceria com o Ministério da Saúde. Veja ao vídeo pelo link: https://youtu.be/F4eZ0b60pCY