Saúde

Artigo: Suicídio

Nesse mês de Abril o assunto suicídio se tornou frequente e como todo assunto que está na mídia, engrandece e aumenta as respectivas preocupações. A série do netflix “13 reasons why” e o jogo da baleia contribuíram para discutirmos sobre esse assunto tão importante é tão pouco falado.
Quando alguém se depara com uma história sobre suicídio, algumas perguntas costumam surgir: “Por que alguém tira sua própria vida?”, “Quais motivos levam alguém a tirar a sua vida?”, “As pessoas que se suicidam são fracas ou covardes?”, “Ter dinheiro e posses me protegem desse ato?”.
Durante a vida todos nós vivenciamos períodos que julgamos difíceis e algumas pessoas os avaliam como insuportáveis, portanto é necessário compreender que os problemas são diferentes e específicos, e a maneira como cada um os avalia e interpreta faz com que cada pessoa se comporte de forma diferente e busque soluções distintas para o seu problema.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é uma das principais causas de morte entre os jovens e pode ser considerado como “um ato deliberado, iniciado e levado a cabo por uma pessoa com pleno conhecimento ou expectativa de um resultado fatal”, já a tentativa de suicídio é definida como “um ato com um resultado não fatal, no qual o indivíduo inicia um comportamento não habitual que poderá causar prejuízo para si próprio”.
Não podemos dizer que existe uma explicação única para o suicídio, uma vez que podemos constatar diversas variáveis ligadas a este ato, tais como: psicológicas/pessoais, biológicas/genéticas, sociais/culturais, políticas, econômicas e religiosas.
Alguns fatores de risco que estão sendo citados em estudos atuais mencionam como causas o estresse, a violência familiar e/ou sexual, a percepção negativa ou catastrófica das situações, a utilização de álcool e drogas, baixa tolerância a frustração, impulsividade, agressões físicas, baixa autoestima, problemas financeiros, término de relacionamentos amorosos e sentimento de incapacidade.
Socialmente existe um conceito em que, algumas pessoas, se utilizam da intenção de se suicidar ou mencionam que gostariam de morrer apenas para chamar a atenção, mas é importante que profissionais, familiares e amigos não deixem de dar a devida atenção mesmo que em situações como esta, pois através de um ato impulsivo tudo pode se concretizar.
Família e amigos são fundamentais durante nosso desenvolvimento, principalmente no apoio e direcionamento que estes podem fornecer em momentos difíceis da vida. Você não está sozinho! Procure ajude!

 

Maria Fernanda S. Palaro
Psicologa
CRP 06/104875

COMPARTILHE NAS REDES