Aplicativo vai marcar consultas para todos os postos de Saúde

Aplicativo vai marcar consultas para todos os postos de Saúde

A Secretaria de Saúde participa de treinamento sobre o funcionamento do aplicativo. Ação que começou no Jurema será ampliada para todas as UBSs até o final de setembro
A Secretaria de Saúde participa de treinamento sobre o funcionamento do aplicativo. Ação que começou no Jurema será ampliada para todas as UBSs até o final de setembro

A Prefeitura de Valinhos vai ampliar para toda a rede de saúde o serviço de agendamento de consultas usando um aplicativo para telefone celular. O sistema estará disponível até o final de setembro em todas as unidades. O anúncio foi feito na quinta-feira, dia 21. O aplicativo Minha Saúde é gratuito e está disponível apenas para Android, mas será lançado para iOS em breve.

O agendamento eletrônico funciona hoje na UBS do Jardim Jurema desde maio de forma experimental. Pelo projeto, o benefício seria ampliado para as demais unidades até o final do ano, mas o cronograma foi antecipado devido aos bons resultados da fase de testes.

Com a ampliação, todos os usuários das UBSs do Município poderão se cadastrar para passar a marcar as consultas de casa, de forma simples e prática. O agendamento presencial ainda continua sendo feito em todas as unidades.

Além da facilidade do aplicativo, os pacientes são lembrados por mensagem avisando o horário marcado três dias antes, o que ajuda a reduzir o número de faltas, que representam 33% das consultas agendadas. Ou seja, uma a cada três consultas marcadas não acontece porque o paciente não aparece.O aplicativo Saúde Valinhos facilita a rotina e da mais agilidade aos atendimentos, através do agendamento de consultas médicas para clínica-geral, pediatria e ginecologia, e o acesso do histórico de cada paciente de forma on-line.

Cadastro

Antes de acessar o aplicativo, é necessário que o paciente compareça até a unidade onde é atendido, recadastre os dados pessoais e forneça um e-mail ativo para que possa receber a senha que vai usar para acessar seus dados. 

Após feito o login, o sistema exibe na tela do celular as datas e os horários mais próximos disponíveis para agendamento e o usuário pode escolher o que for conveniente. A marcação de consulta presencial continua acontecendo normalmente, sem nenhuma alteração.

A ferramenta é gratuita e está disponível no sistema operacional Android e posteriormente será lançada também na plataforma iOS.

“É uma forma de deixarmos a Rede Municipal de Saúde informatizada e facilitarmos a rotina de todos os pacientes que utilizam os serviços da unidade do seu bairro”, finalizou Helena.

Dúvidas

Em caso de dúvida, o usuário deve entrar em contato com a UBS em que está cadastrado ou entrar em contato com o Atendimento 156, da Prefeitura de Valinhos, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h por telefone ou pelo aplicativo E-Ouve.

Treinamento

Nesta sexta-feira (23), a Secretaria da Saúde promoveu um treinamento sobre a ampliação do aplicativo. A ação foi voltada às recepcionistas de cada posto.

A capacitação aconteceu no Centro de Estudo e Treinamento em Saúde (CETS), na Vila Santana e foi ministrada pela diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Helena Tamiko Honda Tanaka e representantes da empresa Giespp (Gestão Inteligente de Educação e Saúde Pública e Privada), responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

“O treinamento é fundamental para que os nossos funcionários estejam alinhados com o sistema e saibam fazer as orientações corretas junto ao paciente”, disse Helena.

(23/08/2019)