Alunos do SESI e Senai orientam sobre novo aplicativo de consulta

Alunos do SESI e Senai orientam sobre novo aplicativo de consulta

Estudantes orientaram pacientes da UBS do Jardim Paraíso, aplicativo está disponível em todos os postos
Estudantes orientaram pacientes da UBS do Jardim Paraíso, aplicativo está disponível em todos os postos

Alunos do Serviço Social da Indústria - SESI Valinhos - ajudaram ao longo doas dias 4 a 8 de novembro, usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraíso a utilizar o aplicativo de agendamento de consultas pelo celular, disponível para todas as UBSs de Valinhos. A ação foi ujma parceria entre a Administração Municipal e a Unidade SESI Valinhos para melhorar e aprimorar o serviço. O aplicativo Saúde Valinhos é gratuito e está disponível apenas para Android, mas será lançado para iOS em breve.

Cerca de 50 alunos, distribuídos em turmas de 12 estudantes, compareceram à Unidade diariamente e deram atenção e assistência necessária aos pacientes que estiverem aguardando na recepção. A iniciativa tem como objetivo aumentar a quantidade de usuários que utilizam a ferramenta online. A ideia é fazer com que os moradores diminuam gradativamente a ida ao posto de saúde somente para os agendamentos de consultas.

Também houve orientação à população sobre a importância do cancelamento de agendamentos, para que o horário volte a ficar disponível para outros usuários, evitando filas. Atualmente o índice de faltas às consultas agendadas na rede pública é de cerca de 30%. A empresa GIESPP (Gestão Inteligente de Educação e Saúde Pública e Privada), desenvolvedora do aplicativo, vai disponibilizar um técnico para oferecer o suporte aos alunos voluntários.

A ação é resultado de conversas entre representantes do SESI, Secretaria de Saúde, a empresa GIESPP, e o vereador André Amaral, idealizador da iniciativa. Na opinião de André Amaral, membro da Comissão de Higiene e Saúde da Câmara, é fundamental a realização de parcerias para solucionar os problemas no município. "Sozinhos fazemos pouco, mas quando se estabelecem parcerias é possível realizar coisas que não pareciam tão simples. Temos um bom aplicativo, um bom fornecedor de sistemas, e muitas pessoas simples precisando de auxílio para utilizar esta importante ferramenta. Foi neste contexto que os alunos do SESI abraçaram a proposta de ensinar os usuários a lidar com a tecnologia".

A expectativa dos envolvidos é de que a tecnologia esteja ao alcance de todos e esta ação possa inspirar as pessoas a se solidarizarem umas com as outras. "Se cada um der sua contribuição teremos uma sociedade mais fraterna", concluiu o vereador.

Ampliação

O aplicativo passou por uma fase de testes na UBS do Jardim Jurema antes de ser disponibilizado para todas as Unidades Básicas de Saúde de Valinhos. Nas últimas semanas, profissionais dos postos de saúde receberam o treinamento necessário para implementar o serviço de agendamento de consultas usando o aplicativo para telefone celular. O objetivo é que o usuário possa realizar os procedimentos usando a internet, sem se deslocar até o posto de saúde.

Pelo aplicativo, os moradores podem agendar consultas médicas para clínica-geral, pediatria e ginecologia, assim como acessar o histórico de atendimento. Para que o usuário possa utilizar o serviço pela primeira vez, ele deve ir até a Unidade Básica de Saúde onde é atendido, recadastrar os dados pessoais e fornecer um e-mail ativo. Ele vai receber a senha para acessar o sistema e seus dados sempre que quiser. 

Com a implantação do sistema, todos os usuários das UBSs do Município podem se cadastrar para passar a marcar as consultas de casa, de forma simples e prática. O agendamento presencial ainda continua sendo feito em todas as unidades. Além da facilidade do aplicativo, os pacientes são lembrados por mensagem avisando o horário marcado três dias antes, o que ajuda a reduzir o número de faltas.

A Prefeiturea está vaibilizando ampliar a parceria com o SESI e o Senai para auxiliar usuários de outras unidades de saúde da cidade. “Os bons resultados na fase de testes representaram uma antecipação para ampliarmos a ferramenta para todo o Município. Agora basta os moradores se adaptarem, porque o custo do aplicativo é zero e flexibiliza muito a rotina desses pacientes”, disse a diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Helena Tamiko Honda Tanaka.

Segundo a Secretaria da Saúde de Valinhos, a conexão de internet na Reforma Agrária e Macuco estão passando por instabilidades e a Prefeitura trabalha para normalizar a rede de internet nesses pontos.