Valinhos

Vereadores solicitam retorno das cirurgias de catarata

Os vereadores Franklin (PSDB), Tunico (DEM), César Rocha (DC), Edinho Garcia (PTB), Fábio Damasceno (Republicanos) e Mayr (Podemos) apresentaram, na sessão desta terça-feira (10), moção solicitando à prefeita Capitã Lucimara (PSD) que viabilize a retomada das cirurgias de catarata no município. O procedimento está suspenso desde o início da pandemia e, segundo os parlamentares, há hoje uma lista de espera com mais de 600 pacientes aguardando a cirurgia.

A catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural dos olhos, cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias.

Na moção, os vereadores alegam que existe um termo de convênio com o hospital Santa Casa com a autorização de 300 cirurgias. Até o momento, no entanto, foram realizadas apenas 86. “A cirurgia serve não apenas para recuperar a acuidade visual, mas também para aumentar a qualidade de vida. Com o tratamento, as pessoas que necessitam dessa cirurgia podem viver de forma mais segura, evitando acidentes domésticos e até mesmo de trânsito”, afirmam os vereadores.

A moção foi aprovada e encaminhada à prefeita.

COMPARTILHE NAS REDES