Valinhos

Vereadores pedem CPI para apurar irregularidades no transporte público durante a pandemia

A Mesa Diretora da Câmara de Valinhos recebeu nesta terça-feira, dia 30, pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades no transporte público da cidade durante a pandemia. O documento é assinado pelos vereadores Simone Bellini (Republicanos), Marcelo Yoshida (PT), Tunico (DEM), Mônica Morandi (MDB), Franklin (PSDB), Alécio Cau (PDT), Roberson Salame (PSDB), Henrique Conti (PTB), Edinho Garcia (PTB) e Gabriel Bueno (MDB).

Desde o início das medidas de restrição que tiveram de ser impostas para conter a disseminação do coronavírus, vereadores criticam a aglomeração verificada no transporte coletivo. A lotação passou a ser comum depois que a empresa SOU Valinhos reduziu a frota que circula no município.

No início do mês de março, a pedido dos vereadores, o secretário de Mobilidade Urbana, Marcio Luiz Aprígio, participou da sessão ordinária e chegou a dizer que a empresa responsável pelo transporte público queria reduzir ainda mais a frota na cidade, mas que a Prefeitura não aceitaria o pedido.

“Pudemos constatar que existe notória desobediência por parte da permissionária de serviço público do transporte coletivo, que se revela indiferente e refratária as suas obrigações contratuais, e nesse momento, sociais, já que suas ações estão voltadas à manutenção de seu ganho econômico na exploração do serviço público que lhe foi delegado, fazendo-se alheia ao bem mais importante e tutelado nesse momento que é a garantia a vida”, afirmam os vereadores no pedido da CPI.

Nos próximos dias, os líderes partidários deverão indicar os membros da CPI para que a comissão seja instalada. O prazo para apresentação dos trabalhos será de 45 dias, podendo ser prorrogado caso necessário.
 

COMPARTILHE NAS REDES