Vereadores aprovam projeto que valoriza quem trabalha com turismo em Valinhos

Vereadores aprovam projeto que valoriza quem trabalha com turismo em Valinhos

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão virtual desta terça-feira, dia 13 projeto de lei que pretende valorizar os profissionais que trabalham com turismo em Valinhos. De acordo com o texto, turistas que vierem à cidade com agências ou ônibus de excursão deverão estar acompanhados de guias locais nas visitas aos atrativos turísticos. A medida prepara o setor para a retomada das atividades assim que a pandemia estiver sob controle.

Na mensagem que acompanha o projeto, os vereadores destacam a força do turismo rural na cidade, assim como a presença de prédios históricos na zona urbana e tradições culturais. A proposta é de autoria dos vereadores Veiga (DEM), Franklin (PSDB) e Henrique Conti (PTB).

Os guias locais deverão ter conhecimento da história, cultura e características da região, por meio do gerenciamento e supervisão de associação devidamente regulamentada, com experiência comprovada na organização de roteiros turísticos e visitas guiadas.

Em discurso na sessão, o vereador Henrique Conti explicou que o projeto faz uma alteração em lei de sua autoria, sancionada em 2003, que trata do turismo rural na cidade, e disse que o projeto vai ajudar na organização do turismo em Valinhos ao tratar da obrigatoriedade de visitas guiadas em áreas urbanas também. “O passeio turístico pela cidade de Valinhos começou a ficar importante. Temos uma associação de guias e monitores de turismo muito bem organizada aqui, Então esse projeto casa muito bem com a proposta da associação e do turismo em nossa cidade”, disse.

O vereador Veiga disse que o projeto vai melhorar ainda mais o que é feito em Valinhos. “Não tem definição de qual seria a associação, mas teria que ser acompanhado de uma associação que conheça a história de Valinhos, a história do Figo Roxo”, exemplificou.

O presidente da Câmara, vereador Franklin, enalteceu aqueles que trabalham com o turismo na cidade, ressaltando os desafios superados ao longo dos anos. “Essa propositura é de grande importância porque traz o protagonismo que a associação precisa, que o guia e monitor precisam, para justamente enriquecer essa experiência de turismo (...) Nós temos aqui uma riqueza grande e pouco explorada (...) Espero que essa próxima administração possa entender o turismo como algo que pode ajudar muito, tanto como fonte de renda, quanto também na parte cultural e social”, destacou.

O projeto segue para sanção ou veto da prefeita Lucimara Godoy (PSD).