Valinhos

Vereadores aprovam projeto para auxiliar na reserva de água potável

Foi aprovado na sessão virtual desta terça-feira, dia 22, projeto de lei do vereador Henrique Conti (PTB) que pretende criar em Valinhos um programa de entrega de caixas d’água para famílias de baixa renda. A proposta do Programa de Armazenamento de Água Potável é facilitar o acesso da população ao armazenamento de água como medida de saúde e saneamento básico.

Se o projeto for sancionado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), a lei beneficiará proprietários e locatários de imóveis que não possuem outra caixa d’água ou reservatório no seu imóvel e que tenham renda familiar de até dois salários mínimos ou que estejam inscritos no cadastro de programas sociais do município.

O vereador Conti destacou a importância do projeto, uma vez que ele permitirá um maior armazenamento de água no município. “O próprio DAEV incentiva as pessoas a terem caixa d’água em suas residências. A gente acha que é uma coisa normal a pessoa ter uma caixa d’água, mas, infelizmente, pessoas de baixo poder aquisitivo não têm dinheiro para comprar uma. Se acaba a água da rua, ela não tem nem uma pequena reserva para fazer comida, tomar banho”, esclareceu.

O vereador Mayr explicou que 40% da água potável de Valinhos vêm dos mananciais internos e eles são sensíveis em períodos de seca. “Se vier uma seca enorme, eles diminuem a vazão pela metade. Então é um projeto importantíssimo, porque as pessoas vão poder armazenar a água durante a noite e ter água para o dia seguinte”, disse.

O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita.

COMPARTILHE NAS REDES